Expectativa de vida do Gaúcho reduz em 1,07 anos em 2021
Estudo aponta redução significativa nos indicadores de mortalidade devido à pandemia.
A expectativa de vida ao nascer no Rio Grande do Sul sofreu uma queda para 76,38 anos em 2021, revelando os efeitos diretos da COVID-19 nos índices de mortalidade. Segundo análise do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG), essa redução de 1,07 anos em relação ao ano anterior marca a primeira queda desde 2010.
As doenças infecciosas e parasitárias, incluindo a COVID-19, representaram 26,4% do total de óbitos no estado em 2021, conforme destaca o estudo "Indicadores de mortalidade para o RS e seus Conselhos Regionais de Desenvolvimento - 2010-21″. A pesquisadora Marilene Bandeira ressalta a intensificação do impacto da pandemia nesses números, evidenciando uma mudança significativa no perfil da mortalidade.
Além disso, a pesquisa revela disparidades na expectativa de vida entre homens e mulheres, com uma diferença de 7 anos, sendo as mulheres as mais beneficiadas. Os dados também apontam variações regionais, com diferenças de até 5,01 anos na expectativa de vida ao nascer entre os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Os dados indicam que em 2021 uma pessoa da região do Corede Norte, que engloba a região de Erechim, tinha expectativa de viver 79,66 anos, a mais alta do Estado. Na sequência vinha o Corede Nordeste, que engloba municípios como Lagoa Vermelha e Machadinho, com 79,34 anos, e Vale do Jaguari, que inclui Santiago e Cacequi, com 79,11 anos. Os Coredes das regiões da Campanha (74,65 anos), Vale do Rio dos Sinos (74,66) e Fronteira Oeste (74,69) registraram os menores números.
Os Coredes foram criados oficialmente pela Lei 10.283/1994 e são um fórum de discussão para a promoção de políticas e ações que visam ao desenvolvimento regional. Atualmente, o Estado conta com 28 Coredes, que são espaços para promoção do debate e elaboração de diagnósticos sobre a realidade local e formulação e implementação de políticas de desenvolvimento integrado das regiões.
Com a informação Governo do Estado do RS.