PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Especialistas da UFRGS pedem para que Capital prepare evacuação de emergência

O alerta leva em consideração as medições do Guaíba que indicam elevação rápida da água

3 mai 2024 - 14h27
Compartilhar
Exibir comentários

Estudiosos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS publicaram na manhã desta sexta-feira (3) um alerta de risco. Segundo o estudo, é recomendado que as autoridades preparem evacuação de pelo menos 14 bairros da cidade devido ao cenário crítico. Contudo, os hidrólogos afirmam que é momento para preparação e não para evacuação imediata.

Foto: Julian Serafim/PMPA / Porto Alegre 24 horas

As regiões possivelmente afetadas, caso haja colapso do sistema de defesa de Porto Alegre, incluem, entre outros bairros, trechos das seguintes regiões: Sarandi, Humaitá, Navegantes, São Geraldo, Floresta, Centro Histórico, Praia de Belas, Menino Deus, Azenha, Cristal, Ipanema, Ponta Grossa, Belém Novo e Lami.

O alerta leva em consideração as medições do Guaíba que indicam elevação rápida da água. Dessa forma, as comportas do sistema de defesa da cidade podem acabar colapsando. 

A proteção de Porto Alegre neste tipo de situação é feita de muros, comportas e rodovias elevadas. Na região central da cidade, por exemplo, o muro da Mauá foi projetado para suportar uma cota de enchente de até 6m. Porém, até agora não se sabe exatamente qual é o nível da água, pois a régua de medição do Caís Mauá tem apresentado problemas. As informações que se tem é que a estação de medição teria sido arrastada pela água.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade