Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Erupção de vulcão afeta tráfego aéreo no Japão

A agência Kyodo informou que esta foi a primeira erupção do Sakurajima com uma coluna de cinzas acima dos 4 quilômetros em um período de cerca de 13 meses

16 nov 2025 - 14h03
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O vulcão Sakurajima entrou em erupção neste domingo (16) na ilha de Kyushu, região sudoeste do Japão, lançando uma coluna de fumaça e cinzas que alcançou a altura de 4,4 quilômetros.

Após a última erupção, a nuvem de cinzas vulcânicas se moveu para o nordeste
Após a última erupção, a nuvem de cinzas vulcânicas se moveu para o nordeste
Foto: Keith Tsuji/Getty Images / Perfil Brasil

A intensa atividade vulcânica teve impacto direto na rotina do Aeroporto de Kagoshima, resultando no cancelamento de aproximadamente 30 voos, conforme divulgado pela agência de notícias Reuters. A queda do material vulcânico prejudicou significativamente a visibilidade e elevou os riscos operacionais, levando as companhias aéreas a suspenderem as chegadas e partidas no terminal.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) registrou a primeira explosão por volta da 1h, no horário local (16h de sábado em Brasília). Outras duas erupções ocorreram posteriormente: às 2h30 (17h30 de sábado no Brasil) e às 8h50 (20h50 de sábado no Brasil).

A agência Kyodo informou que esta foi a primeira erupção do Sakurajima com uma coluna de cinzas acima dos 4 quilômetros em um período de cerca de 13 meses.

A JMA comunicou que, após a última erupção, a nuvem de cinzas vulcânicas se moveu para o nordeste. A previsão indica a precipitação de material vulcânico ao longo do dia na cidade de Kagoshima e também na província vizinha de Miyazaki.

O Sakurajima é um dos vulcões mais ativos do Japão e é conhecido pela frequência de erupções. Em 2019, o vulcão já havia lançado cinzas a 5,5 quilômetros de altitude.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade