Erupção de vulcão afeta tráfego aéreo no Japão
A agência Kyodo informou que esta foi a primeira erupção do Sakurajima com uma coluna de cinzas acima dos 4 quilômetros em um período de cerca de 13 meses
O vulcão Sakurajima entrou em erupção neste domingo (16) na ilha de Kyushu, região sudoeste do Japão, lançando uma coluna de fumaça e cinzas que alcançou a altura de 4,4 quilômetros.
A intensa atividade vulcânica teve impacto direto na rotina do Aeroporto de Kagoshima, resultando no cancelamento de aproximadamente 30 voos, conforme divulgado pela agência de notícias Reuters. A queda do material vulcânico prejudicou significativamente a visibilidade e elevou os riscos operacionais, levando as companhias aéreas a suspenderem as chegadas e partidas no terminal.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) registrou a primeira explosão por volta da 1h, no horário local (16h de sábado em Brasília). Outras duas erupções ocorreram posteriormente: às 2h30 (17h30 de sábado no Brasil) e às 8h50 (20h50 de sábado no Brasil).
A agência Kyodo informou que esta foi a primeira erupção do Sakurajima com uma coluna de cinzas acima dos 4 quilômetros em um período de cerca de 13 meses.
A JMA comunicou que, após a última erupção, a nuvem de cinzas vulcânicas se moveu para o nordeste. A previsão indica a precipitação de material vulcânico ao longo do dia na cidade de Kagoshima e também na província vizinha de Miyazaki.
O Sakurajima é um dos vulcões mais ativos do Japão e é conhecido pela frequência de erupções. Em 2019, o vulcão já havia lançado cinzas a 5,5 quilômetros de altitude.
The Sakurajima volcano in Kagoshima Prefecture, southwestern Japan erupted early Sunday morning, with plumes rising up to 4,400 meters above the summit crater.
This is the recording of the initial moments of the eruption. pic.twitter.com/Wm5lvw1ITX
— Massimo (@Rainmaker1973) November 16, 2025