Enchentes no RS: casa é levada pela força das águas no Vale do Taquari; veja os vídeos
Moradores da área têm aguardado resgates em cima de telhados ou nos forros de suas casas para escapar dos alagamentos.
A região do Vale do Taquari está enfrentando uma situação catastrófica e grandes transtornos devido às fortes chuvas desde a segunda-feira (4). Moradores da área têm aguardado resgates em cima de telhados ou nos forros de suas casas para escapar dos alagamentos. Unidades municipais da Defesa Civil e bombeiros têm trabalhado no auxílio aos afetados, mas a escuridão e a forte correnteza do Rio Taquari dificultaram o acesso durante a madrugada de terça-feira.
Os municípios mais atingidos incluem Roca Sales, Muçum, Encantado, Arroio do Meio e Santa Tereza. Em Roca Sales, a situação foi descrita como "desesperadora" pelo coordenador da Defesa Civil local, Silvinho Zart. Muitas áreas da cidade estão inundadas e sem energia elétrica. Ginásios e salões foram usados para abrigar resgatados.
Vários registros estão sendo compartilhados via redes sociais. Em um dlees é possível ver uma casa sendo levada pela força das águas. Veja abaixo:
Em Santa Tereza, no Vale do Rio Taquari, uma casa acabou sendo levada pela força das águas. A situação em toda a região é de muito desespero. pic.twitter.com/ZpRlX6QhtJ
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) September 5, 2023
Enchente catastrófica atinge agora o município de Roca Sales, no Vale do Taquari. As águas do Rio Taquari invadem rapidamente a área urbana do município. Trata-se de situação de excepcional perigo.
@metsul pic.twitter.com/OcqQl03N9i
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) September 5, 2023
Motorista se arrisca atravessando ponte minutos antes dela desabar em Nova Roma. O nível da água no Rio das Antas subiu a níveis impressionantes. pic.twitter.com/oNAZWIPZux
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) September 5, 2023
As chuvas também causaram bloqueios em diversas rodovias estaduais e federais da região devido a alagamentos e deslizamentos de terra.