Embarcação que funcionou como restaurante flutuante é retirada da orla de Ipanema, em Porto Alegre
Prefeitura atua por segurança e meio ambiente ao retirar antigo restaurante flutuante
Na manhã desta sexta-feira (24), a prefeitura de Porto Alegre removeu o barco Pérola Negra, que estava ancorado na orla de Ipanema, na Zona Sul da cidade. A embarcação, que funcionava como restaurante flutuante até o início da pandemia de Covid-19 em 2020, foi retirada por representar riscos à população e ao meio ambiente.
A Defesa Civil Municipal havia analisado a situação e constatado que o barco apresentava perigos, especialmente devido à cheia do Guaíba. O prefeito Sebastião Melo, presente durante a remoção, destacou a importância de seguir regras, ressaltando os benefícios da ação para a população, para Ipanema e para a cidade.
A prefeitura enfatizou que, além dos riscos à segurança das pessoas, o Pérola Negra estava causando danos ambientais em uma área de preservação permanente. Uma vistoria realizada em abril apontou falta de manutenção na embarcação, com potencial risco de vazamento de combustível.
O Ministério Público também esteve envolvido na operação de remoção. O barco foi rebocado para a Estação de Bombeamento de Água Tratada Serraria, onde ficará até que seja desmontado.