Veja quais foram os vereadores eleitos em Salvador
Capital baiana teve que escolher entre quase 1,6 mil candidatos para a Câmara Municipal; Luiz Carlos, do Republicanos, foi o vereador mais votado
Os soteropolitanos foram às urnas para escolher os próximos prefeito, vice-prefeito e vereadores neste domingo, 15. Nas eleições 2020, foram registradas 1.590 candidaturas para a Câmara Municipal de Salvador - 543 candidaturas a mais que o último pleito municipal, em 2016.
A Câmara de Vereadores da capital baiana tem 43 cadeiras e, como casa do Poder Legislativo da cidade, é a responsável por elaborar leis envolvendo as demandas da população em âmbito municipal. É a Câmara, por exemplo, que aprova a Lei Orçamentária Anual do município, o que influencia diretamente os planos do prefeito, chefe do Poder Executivo na cidade. Entenda melhor qual a função dos vereadores.
Nas urnas eletrônicas, os eleitores puderam votar ou em um candidato a vereador em específico ou no partido, caso não tivessem uma preferência única. Isso porque, diferente de prefeito e vice-prefeito, que são eleitos em sistema majoritário, os vereadores são eleitos pelo sistema eleitoral, que funciona com o chamado quociente eleitoral. Veja como os vereadores são eleitos.
Em Salvador, o vereador que mais recebeu votos foi Luiz Carlos (Republicanos), com total de 17.035 votos. Em seguida está Geraldo Júnior (MDB), que recebeu 12.906 votos, enquanto o terceiro mais votado, Isnard Araújo (PL) recebeu 12.799. Já o partido mais votado na capital da Bahia foi o DEM, que elegeu 7 parlamentares.
Veja quais foram os vereadores eleitos em Salvador:
23. Sidninho (Podemos) - 6.997 votos
Partidos
A lista de partidos mais votados para a Câmara traz o DEM em primeiro lugar, o que garantiu à legenda 7 vereadores. Logo em seguida na quantidade de votos recebidos, o PT conseguiu emplacar 4 representantes. Em terceiro ficou o Republicanos, o Patriota e o PSDB, cada um com 3 vereadores.
Confira o número de vereadores por partido:
- DC - 1