5 eventos ao vivo

Tecnologia e sociedade fomentam boas práticas na política

Sem custos extras, projetos de alcance local em diversas áreas proporcionam melhorias à população

22 set 2020
13h01
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Até o dia 15 de novembro, data do primeiro turno das eleições municipais deste ano, candidatos e candidatas a comandar prefeituras em todo o Brasil vão apresentar propostas e fazer promessas das mais variadas para atrair o voto do eleitor. Mas nem toda política de sucesso precisa ser inovadora ou dispendiosa para proporcionar melhorias à população. A partir desta terça-feira, 22, o Estadão inicia uma série de reportagens para mostrar que boas práticas de gestão podem ser executadas com pouco ou até nenhum recurso.

Com projetos selecionados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que capacita líderes políticos, as três ações a seguir foram desenvolvidas a partir de alguma parceria, seja com a sociedade civil ou a com a iniciativa privada. E obtiveram bons resultados a curto e a médio prazos.

A destinação de uma faixa de tráfego exclusiva para o transporte público ao longo da Avenida Independência, no centro de Porto Alegre, fez os passageiros que utilizam a via ganhar tempo na ida ao trabalho e ainda tornou o serviço do motorista de ônibus Anderson Fuhr Souza, de 34 anos, um pouco menos estressante.

Ele afirmou que a medida facilitou a fluidez do coletivo em um trecho "truncado" da cidade. "Como o trânsito flui, não fica naquele para e arranca, a parte física não é tão agredida e ainda fico mais descansado. No cumprimento das tabelas horárias, isso também ajuda", disse ele.

A definição de prioridades claras de gestão é outro fator essencial para se alcançar a meta almejada, mesmo que de forma local. Muitas vezes, medidas regionais tendem a gerar mais resultados. Confira.

Veja também:

Último debate entre Trump e Biden tem tom mais ameno, mas com troca de acusações; veja destaques
Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade