PUBLICIDADE

Conheça as cinco principais propostas de Tarso para o RS

Saúde, educação, segurança, infraestrutura e dívida são os cinco principais focos do programa do candidato à reeleição

26 out 2014 - 09h46
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), candidato à reeleição, foi atacado por todos os adversários no primeiro turno da campanha e passou para o segundo em desvantagem frente ao adversário José Ivo Sartori (PMDB). Tarso adotou como estratégia focar no que foi identificado como uma fragilidade do peemedebista: a generalidade de propostas. Na reta final, quando ataques mútuos marcaram o debate, a linha do petista obrigou Sartori a mudar de estratégica. Confira abaixo as principais propostas do governador:

1. Saúde

Tarso se compromete a manter a aplicação dos 12% da receita líquida em saúde, percentual que não era cumprido pelos antecessores. Assegura continuidade da política de aumento nos repasses para hospitais e prefeituras (os filantrópicos, que respondem por 70% do atendimento hospitalar no RS, receberam quase cinco vezes mais recursos do que na administração anterior). Outras propostas são a abertura de mil novos leitos na região Metropolitana da capital e a instituição do Programa Saúde Acolhedora (no qual profissionais da saúde fazem acolhimento, triagem e orientação de pacientes nos serviços básicos) para qualificar o atendimento.

2. Educação

O programa petista destaca um aumento de 76,68% para o magistério estadual no atual governo e aponta para a manutenção de uma política semelhante de reajustes em um novo mandato. Reconhece o piso nacional, mas ressalva que seu pagamento integral depende da alteração do indexador. Dá destaque para o fato de o Estado ter passado do 11º para o 2º lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Estabelece como meta a ampliação da educação de turno integral. E apresenta o Pró-Médio, um programa destinado a conter a evasão, que consiste na concessão de bolsas de permanência.

3. Segurança

Assegura continuidade da ampliação dos efetivos policiais por meio de concursos, lembra que dois mil policiais militares foram contratados e outros dois mil estão em processo de concurso. Compromete-se com a conclusão da desocupação do Presídio Central, a construção de presídios-escola com até 500 apenados, novas delegacias especializadas de atendimento à mulher, aumento do número de patrulhas Maria da Penha, de Núcleos de Policiamento Comunitário e de Territórios da Paz. Propõe a criação de Áreas Integradas de Segurança Pública, para articular ações dos órgãos de segurança e aumentar a eficiência.

4. Infraestrutura

Projeta o investimento de R$ 3 bilhões via Programa Estadual de Logística e Transporte, com recursos oriundos da renegociação da dívida com a União. Compromete-se a concluir todos os acessos asfálticos (a promessa é de 2010, mas o governo atual concluiu 40 de 104. Tarso argumenta que entraves burocráticos trancaram as obras). Prevê a duplicação de trechos saturados de rodovias como ERS 287, 453, 470, 324, 122 e 239 e a construção de novas ligações regionais para escoamento da produção nas ERS 126, 437, 448, 110, 211 e 350. Pretende implantar novas centrais hidrelétricas e buscar alternativas de fornecimento de gás natural (a rede já está em expansão em Porto Alegre).

5. Dívida

Apresenta uma ‘estratégia de transição’ com término em 2027, que consiste na liquidação dos valores e também do chamado resíduo. A estratégia depende da votação, em novembro, do projeto que modifica o indexador da dívida dos estados, que está no Senado. O projeto partiu do governo Dilma, teve articulação direta do atual governador e abate R$ 15 bilhões do saldo devedor da dívida do RS. Tarso promete que após a votação, em 2015, dará início ao que chama de segunda etapa do processo: um movimento nacional pela redução das parcelas mensais. 

Tarso Genro acredita que caso Petrobrás foi oportunismo:

Guia do eleitor Guia do eleitor

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade