PUBLICIDADE

Crivella diz que irá ao STF questionar candidatura de Pezão

Derrotado pelo atual governador, concorrente do PRB não reconhece vitória do adversário e diz que é prematura qualquer comemoração da campanha rival

26 out 2014 - 22h26
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Candidato Marcelo Crivella (PRB) recebeu 3.416.913 votos, num total de 44,15% dos votos, sendo derrotado por Luiz Fernando Pezão (PMDB)</p>
Candidato Marcelo Crivella (PRB) recebeu 3.416.913 votos, num total de 44,15% dos votos, sendo derrotado por Luiz Fernando Pezão (PMDB)
Foto: Alê Silva / Futura Press

O candidato derrotado ao governo do Rio, senador Marcelo Crivella (PRB), anunciou neste domingo, após a confirmação do resultado oficial da disputa no Estado, que irá recorrer até a Brasília, se preciso, contra o adversário Luiz Fernando Pezão (PMDB), reeleito com 55% dos votos. Sem reconhecer a vitória do oponente, afirmou que há 13 processos pedindo a cassação do registro de candidatura de Pezão no primeiro e segundo turnos, sob alegações de abuso de poder econômico e político e por uso da máquina pública na campanha.

De acordo com Crivella, sua equipe jurídica irá acompanhar o julgamento dos casos que ainda correm no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Se Pezão ganhar na seara regional, anunciou que irá até os órgãos superiores, como TSE e Superior Tribunal Federal para questionar a legitimidade da vitória do adversário. “Se não for esclarecido aqui (no TRE), vamos recorrer a Brasília. Temos o dever de buscar na justiça pois isso é uma imposição dos nossos eleitores”.

Crivella ainda classificou como “prematuro” qualquer tipo de comemoração por parte do PMDB, partido que lidera a coligação do governador Pezão. Ele ponderou que respeita a decisão “soberana do povo, desde que as eleições sejam de acordo com as regras. E não foram”. Ele lembrou que há processos movidos por partidos que disputavam a eleição contra Pezão e também pela Procuradoria Regional Eleitoral.

O episódio em que Pezão admitiu que sua própria campanha havia criado um site com reportagens e denúncias contra Crivella foi lembrado pelo candidato derrotado durante a entrevista deste domingo. “O Pezão fez questão de dizer: ‘eu que estou patrocinando (o site)’. Ou seja, ele disse: ‘sou um criminoso eleitoral’. Deu uma declaração pública do crime que cometeu”.

Religião

Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e sobrinho do bispo Edir Macedo, Crivella jogou para Pezão a responsabilidade pelo grande destaque dado ao tema da religião durante a disputa deste ano no Estado. Segundo Crivella, foi o adversário quem misturou as duas searas. “Esse debate não condiz com a vida nacional. A gente tem que discutir política e não religião”.

A presença de Crivella para a entrevista no comitê do PRB, no centro da cidade, só foi confirmada depois que o senador já tinha anunciado que não falaria no domingo. Algum tempo depois de mandar o vice, o general José Alberto da Costa Abreu (PRB) fazer um pronunciamento pela chapa, mudou o script e resolveu falar.

Crivella alcançou 3.416.913 votos, num total de 44,15% dos votos. Nos bastidores da campanha, a avaliação é de que ele sai vitorioso da disputa, já que conseguiu no segundo turno dobrar o percentual de votos. Além disso, carta tida como fora do barulho para a disputa de segundo turno, o entendimento é que colherá os ganhos com a surpresa vitória sobre Anthony Garotinho, do PR, que ficou em terceiro lugar na disputa.

Veja como ficaram os resultados das Eleições 2014 nos Estados Veja como ficaram os resultados das Eleições 2014 nos Estados

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade