Perfil 'hippongo' faz sátira de Marina Silva no Twitter
"Marina Ecologia" retrata presidenciável do PSB como adepta de aplausos ao sol e com fixação por artesanato; página atraiu mais de 135 mil seguidores em dez dias
Ativa nas redes sociais desde os tempos de Partido Verde (PV), a candidata à Presidência Marina Silva, hoje no PSB, dificilmente desabafaria o tédio em público anunciando estar em uma “tarde maravilhosa pra lavar roupa no rio”. Muito menos adiantaria que os planos do dia seguinte se resumiriam a “fazer dreads”, ou que “as pedras no caminho” devem ser usadas, na verdade, “pra derrubar manga da árvore”.
As tiradas não são de Marina, mas do perfil Marina Ecologia, página de humor que oscila do hippongo ao cínico, no Twitter e no Facebook, satirizando a candidata. A foto da Marina original é o chamariz, mas com um aviso em alerta logo abaixo dele: “Este perfil é apenas uma sátira voltada ao humor e não tem qualquer tipo de envolvimento com partidos políticos”.
A brincadeira começou no dia do debate entre os presidenciáveis na TV Banderiantes, no último dia 26. De lá para cá, já são mais de 135 mil seguidores no Twitter –praticamente a metade dos 263 mil seguidores do perfil “Dilma Bolada”, sátira da principal adversária de Marina na disputa, a presidente Dilma Rousseff (PT).
Diferentemente do “Dilma Bolada”, criado e coordenado por uma pessoa, o publicitário carioca Jeferson Monteiro, 24 anos, o “Marina Ecologia” é comandado por uma equipe de quatro pessoas –todos, com idades que não chegam à metade dos 56 anos da candidata Marina: Fábio Velozo, 20 anos, que trabalha com mídias sociais, Jéssica Ambrósio, 21 anos, estagiária de engenharia química, Vinicius Ambonatti, 16 anos, estudante de telecomunicações, e Renan Schwarz, 22 anos, publicitário.
Em entrevista ao Terra, por e-mail, o grupo contou que a inspiração veio no dia do debate e ao ver as piadas que eram feitas nas redes sociais comentando o desempenho dos participantes.
“Resolvemos criar um perfil só para fazer aqueles tipos de piadas, mas não esperávamos que tomaria essa proporção toda”, relatou o coletivo.
Em um dia, conta o grupo, o perfil no Twitter chegou a ganhar mais de 15 mil seguidores. Se já tiveram algum problema com a campanha, com o partido ou com algum internauta que pensou se tratar da Marina real? “Nunca tivemos problemas”, garantiram. “Alguns seguidores pensam que a Marina Ecologia é a Marina verdadeira, mas já deixamos claro na bio (biografia) do Twitter que somos um perfil de humor e que não temos nenhum tipo de envolvimento com partidos políticos”, completaram os organizadores.
Apesar do humor centrado em uma personalidade política, os criadores do “Marina Ecologia” garantiram haver diferenças em relação à “Dilma Bolada”. “Não nos vendemos para nenhum partido. Não conhecemos o Jeferson Monteiro, mas já ficamos sabendo que ele não está gostando muito do destaque que estamos tendo nos últimos dias”, definiram.
Eleitores ou não de Marina, os jovens relataram torcer para que a pessebista ganhe a eleição para que o perfil continue e ganhe fôlego. “Queremos continuar com o perfil, porque estamos gostando dessa pegada de humor ecológico, não tinha nenhum perfil abordando esse assunto. No caso, se Marina vencer, o perfil ‘Marina Ecologia’ iria pegar um viral muito maior na internet, consequentemente, ficando no lugar da Dilma Bolada”, alfinetam. E se ela perder? “Iremos continuar com o perfil até onde der, porque não sabemos se as pessoas continuarão gostando das nossas piadas”, admitem.
No Facebook, a página (como “Marina Ecológica”) tem pouco mais de 22 mil seguidores –aí, sim, com uma desvantagem consideravelmente maior à de “Dilma “Bolada”, que tem quase 1,5 milhão de fãs e faz questão de citar a adversária da “Bolada” como “Marinárvore”.
Enquanto a eleição não entre a “Ecológica” e a “Bolada” reais não é decidida, o Terra selecionou alguns dos posts mais espirituosos do perfil.
Beijo na boca é coisa do passado, a moda agora é fazer artesanato.
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 3, 2014
As pedras no caminho? Eu uso todas pra derrubar manga da árvore.
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 5, 2014
Só está permitido fazer papel de trouxa se for papel reciclável.
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 3, 2014
Se eu for eleita vocês vão ser obrigados a aplaudir o sol todo dia
— Marina Ecologia (@marinaecologia) August 27, 2014
Novas modalidades nas olimpíadas de 2016: Corrida de cipó Montaria em capivara Pega pega de jaguatirica Surf no boto
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 5, 2014
Setembro está vindo montado numa capivara pela demora.
— Marina Ecologia (@marinaecologia) August 28, 2014
Madrugada bate aquela fome louca de broto de bambu acompanhado de umas deliciosas sementes de girassol ne
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 5, 2014
Tô com insônia vou aplaudir a lua.
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 5, 2014
Cansada de fotos de capivaras sem maquiagem na timeline.
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 4, 2014
Indo de cipó cumprir com meus compromissos eleitorais do dia.
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 4, 2014
Vazaram imagens do meu paparazzo 100% ecológico pic.twitter.com/FXSzu5PajH
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 4, 2014
Vou criar o programa minha casa de garrafa pet, minha vida pic.twitter.com/OByi8QcZZs
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 3, 2014
Nos galhos secos dilma árvore qualquer
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 3, 2014