PUBLICIDADE

Paulo Dantas é reeleito governador de Alagoas no segundo turno

Governador é investigado pela PF em operação que apura suposto esquema de 'rachadinha'

30 out 2022 - 19h27
Compartilhar
Exibir comentários
Paulo Dantas, governador de Alagoas
Paulo Dantas, governador de Alagoas
Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa de Alagoas

Paulo Dantas (MDB) foi reeleito ao cargo de governador de Alagoas neste domingo, 30, no segundo turno das eleições. Ele venceu o senador Rodrigo Cunha (União Brasil), que também concorria ao cargo de chefe do Executivo. 

Veja como ficou a votação em segundo turno no Estado.

Representado pelo número 15, o candidato do MDB conquistou 708.984 votos (46,64%) no primeiro turno das Eleições de 2022, contra 26,79% do candidato do União Brasil. Na ocasião, foram registrados 4,92% de votos brancos, 10,76% de nulos e 22,39% de abstenções. 

Dantas também foi o favorito para o cargo desde o início das eleições, segundo as pesquisas eleitorais.

Investigação

O governador eleito foi alvo de uma operação da Polícia Federal, deflagrada em 11 de outubro. Ele chegou a ser afastado por 180 dias do cargo por ordem da ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Mas os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria para que o emedebista voltasse ao cargo na semana do segundo turno das eleições.

Paulo Dantas é investigado por integrar um suposto esquema de 'rachadinha' (desvio de salários) e de servidores fantasmas na Assembleia Legislativa alagoana. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), os desvios aconteceram desde 2019.

Foi determinado o bloqueio de até R$ 54 milhões em bens dos investigados, segundo o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com o órgão, "dezenas de imóveis" foram alvos.

Em despacho assinado em 11 de outubro, a ministra Laurita Vaz manteve o sigilo sobre os autos, indicando que a decisão que autorizou as medidas cautelares será submetida a referendo da Corte Especial. Segundo a PGR, a "necessidade e a urgência" das diligências foram "amplamente demonstradas nos autos".

Carreira na política

Paulo Dantas foi eleito deputado estadual em 2018 e chegou ao governo de Alagoas em maio deste ano, para um mandato-tampão que vai até o fim de 2022. A eleição se deu por votação indireta, feita pela Assembleia Legislativa do Estado, após o então governador, Renan Filho, deixar o cargo para concorrer a uma vaga no Senado.

Paulo Dantas assumiu o cargo em 15 de maio. Na ocasião, o governador Renan Calheiros Filho e o vice Luciano Barbosa, ambos do MDB, renunciaram. Foi, então, que o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Klever Rêgo Loureiro, passou a ser governador interino até a eleição do novo governador. 

Antes de ser governador, Paulo Dantas foi prefeito do município de Batalha (AL) em dois mandatos (2004-2007 e 2008-2011). Em 2018, ele foi eleito deputado estadual com 38.397 votos. O governador é produtor rural e tem formação em administração de empresas.

Paulo Dantas foi alvo de polêmica envolvendo seu pai, Luiz Dantas, durante a campanha. O ex-deputado estadual por Alagoas acusou o filho de corrupção durante sua gestão. A declaração fez parte de uma propaganda de Rodrigo Cunha, principal adversário de Dantas na disputa pelo Governo do Estado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade