PUBLICIDADE

Fábio Mitidieri (PSD) alcança virada e é eleito governador em Sergipe 

Resultado das urnas contrariou as pesquisas; resultado veio depois de imbróglio envolvendo um terceiro candidato

30 out 2022 - 19h18
(atualizado em 31/10/2022 às 01h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Fábio Mitidieri (PSD)
Fábio Mitidieri (PSD)
Foto: Reprodução/ Instagram: @fabiogov55

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) alcançou a virada e foi eleito governador de Sergipe neste domingo, 30. O parlamentar venceu o senador Rogério Carvalho (PT). 

O resultado das urnas contrariou as pesquisas de intenção de voto, que apontava o petista numericamente à frente do candidato do PSD. No dia 20 de outubro, a pesquisa Ipec/TV Sergipe indicava empate técnico. Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Carvalho (PT) aparecia com 51% dos votos válidos, ante 49% de Mitidieri. 

Já pesquisa feita pela Atlas Intel mostrava uma vantagem ainda maior, com Carvalho com 56,6% dos votos válidos, e Fábio com 43,4%.

O resultado também não seguiu a tendência apresentada no primeiro turno. No dia 2 de outubro, o petista obteve 44,70% dos votos, contra 38,91% do pessedista. Carvalho alcançou uma vantagem de 43.860 votos. Mas o número de nulos superou os dois candidatos e chegou a 39,78% (542.062 votos).   

Campanha no Estado

O resultado do segundo turno foi favorecido por um imbróglio judicial. Durante toda a campanha, o candidato Valmir de Francisquinho (PL) liderou as pesquisas, mas por causa de uma condenação por abuso de poder político e econômico, ele teve a sua candidatura impugnada. O candidato fez toda a campanha sub judice. 

No final de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a impugnação da candidatura de Valmir. Através de nota, o TRE-SE informou que: "considerando que não há tempo hábil para a exclusão do candidato nas urnas, os votos eventualmente creditados em nome de Valmir de Francisquinho serão considerados nulos".

Segundo a defesa do candidato, Valmir recebeu 457.922 votos, o que o levaria para o segundo turno em primeiro lugar, uma vez que Rogério Carvalho (PT) recebeu 338.796 votos. 

A campanha no Estado ainda teve uma polêmica quanto à autodeclaração do senador Alessandro Vieira (PSDB). Na campanha para o primeiro turno, o candidato pelo PT acusou Vieira de agir de má-fé para receber mais recursos do Fundo Eleitoral, o que ele negou. 

Sobre Fabio

Nascido em Aracaju, Fábio Mitidieri tem 45 anos, é casado e pai de três filhos. Formado em Administração, atuou em empresas até assumir como vereador de Aracaju em 2008.

Eleito vereador de Aracaju aos 27 anos, Fábio assumiu em 2008. No mesmo período, aceitou o convite do então prefeito Edvaldo Nogueira para gerir a Secretaria Municipal de Esportes, onde implantou o projeto Bolsa Atleta, com a oferta de apoios financeiros a atletas da capital. 

Foi eleito duas vezes deputado federal (2014 e 2018), votou contra o Processo de impeachment de Dilma Rousseff. Em abril de 2017, foi contrário à Reforma Trabalhista. Em agosto de 2017, votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então presidente Michel Temer.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade