PUBLICIDADE

Apoiadores de Lula comemoraram virada e fazem festas pelo Brasil

Eleitores de diversos Estados se reuniram para comemorar vitória de petista

30 out 2022 - 19h09
(atualizado em 31/10/2022 às 00h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram no fim da tarde deste domingo, 30, na Avenida Paulista, região central de São Paulo, para festejar a apuração das urnas após o fim da votação do segundo turno das eleições

Durante a apuração dos votos, Bolsonaro apareceu à frente de Lula durante parte do tempo. Lula virou e assumiu a liderança quando a contagem chegou a 67.76% das urnas apuradas, por volta das 18h40. 

As comemorações foram marcadas por gritos de "Olê, olê, olê, olá... Lula, Lula" e "Tá na hora do Jair já ir embora", além de barulhos de vuvuzelas. Foi possível ver muitos apoiadores se abraçando e alguns até choraram. 

Apoiadores de Lula comemoram virada e fazem festa na Avenida Paulista, em São Paulo.
Apoiadores de Lula comemoram virada e fazem festa na Avenida Paulista, em São Paulo.
Foto: Juliana Cruz/Terra

Apoiadores que estavam na festa falaram ao Terra, explicando o apoio a Lula. "Depois que o Bolsonaro entrou, o mundo acabou. A gente é da favela, eu sou mãe, eu tenho dois filhos, ele prometeu crédito, prometeu escola, prometeu construir casas para a gente que mora em barraco, e ele não está cumprindo nada, quer tirar a câmera da farda dos policiais, é trabalho até de matar." 

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro (RJ), os eleitores de Lula também foram às ruas para celebrar a vitória do presidente eleito. Na Barra, bares ficaram lotados enquanto a apuração dos votos acontecia. Com a divulgação do resultado oficial do segundo turno das eleições, os frequentadores deram gritos em apoio a Lula.

Veja imagens da comemoração de apoiadores de Lula em SP e no RJ:

"Essa vitória, para mim, representa o futuro. Eu sou estudante de universidade pública, cria da UERJ, e aquele lugar é minha vida. Eu vejo o Lula lá, torcendo pelos estudantes, pelo futuro do País, com educação de qualidade. A gente constrói todo dia educação, pesquisa, ciência, saúde, então o fim desse governo é a esperança de um Brasil melhor pra mim, para quem está nascendo, para quem já se aposentou, enfim, é esperança", disse o estudante de Ciências Contábeis, Marcelo Leonardo, de 19 anos.

Outra carioca que comemorou foi a administradora de empresas Sheila Costa. "Nós estamos aqui agora comemorando, muito felizes com essa vitória, que é a vitória do amor sobre o ódio. É pelas vítimas da covid-19. Você aí, que perdeu um ente querido, porque a vacina não chegou a tempo, é por isso que a gente está feliz, o Brasil vai virar essa chave. Nós vamos crescer economicamente, e mais importante, se respeitar, respeitar as diferenças. Pra frente!", festejou.

Eleitores de Lula (PT) comemoram vitória no Rio de Janeiro
Eleitores de Lula (PT) comemoram vitória no Rio de Janeiro
Foto: Hugo Barbosa/Terra

Outros Estados

Também foram registradas comemorações de apoiadores de Lula em diversos lugares do Brasil. A Aldeia Piaraçú, Terra Indígena Capoto-Jarina (MT) fez uma festa pela eleição do petista. 

No Centro de Vitória (ES), o imóvel chamado de "Triplex do Lula" ou "Triplex Vermelho", centro cultural que reúne militantes da esquerda, foi tomado por eleitores e DJs que comemoraram a vitória de Lula. 

Festas também reuniram eleitores e apoiadores de Lula em Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Belém (PA), Teresina (PI), Natal (RN), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Rio Branco (AC).

Festa também reuniu eleitores e apoiadores de Lula em Brasília (DF)
Festa também reuniu eleitores e apoiadores de Lula em Brasília (DF)
Foto: REUTERS/Diego Vara
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade