PUBLICIDADE

"Brasil não merecia", diz Lula sobre morte de Eduardo Campos

14 ago 2014 - 20h22
(atualizado às 20h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ex-presidente falou pela primeira vez com a imprensa desde a morte de Eduardo Campos</p>
Ex-presidente falou pela primeira vez com a imprensa desde a morte de Eduardo Campos
Foto: Alan Morici / Terra

Luiz Inácio Lula da Silva falou, nesta quinta-feira (14), sobre a morte do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos. “Acho que o Brasil não merecia isso, acho que o Eduardo Campos era uma figura extremamente promissora”, disse Lula, ao relatar que os dois eram amigos e que já prestou suas condolências à família do político.

"Nós éramos mais do que políticos amigos, nós éramos dois companheiros, que eu tive o prazer de conhecer ainda muito menino, que tive o prazer de ter afinidade ideológica com o seu avô”, continuou o ex-presidente, em referência a Miguel Arraes.

Segundo Lula, as divergências políticas dos dois não atrapalhavam a amizade. Ele ainda caracterizou Campos como uma pessoa “excepcional”. “Eu lembro até de uma certa ciumeira que existia no PT por conta da minha relação com o Eduardo, quando ele era governador de Pernambuco”, disse ele, ao acrescentar que acompanhará o enterro de Campos, que ainda não tem data definida, já que o corpo continua com a perícia.

Ao relembrar o bom humor de Campos, Lula contou ainda que a última vez que os dois se falaram foi em janeiro deste ano, quando o ex-presidente o parabenizou pelo nascimento do filho Miguel. “As recordações que tenho dele são as melhores possíveis”.

Marina Silva e futuro das eleições

Apesar de afirmar que ainda não conversou com Marina Silva, vice-presidente de Eduardo Campos, Lula frisou que os dois possuem uma boa relação. “Vi que ela estava realmente muito abatida”, comentou. “Eu vou conversar com a Marina, porque todo mundo sabe que eu tenho um apreço pessoal muito grande por ela”, completou. “Eu nunca misturei as minhas relações de amizade com as coisas políticas”.

Questionado sobre o futuro das eleições e o impacto que causará a morte do candidato, Lula não quis comentar o assunto. “Nós temos que esperar passar um pouco. Obviamente mudou a conjuntura política. Eu não sei qual é o tamanho do impacto, mas nós vamos esperar. Não vamos tentar antecipar os fatos. Vamos primeiro esperar enterrar o Eduardo e os companheiros que estavam com ele. Aí depois voltamos para falar sobre a política”, finalizou.

O acidente

O candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, morreu na manhã de quarta-feira (13), em um acidente de avião em Santos (SP). A aeronave Cessna 560 XL decolou do aeroporto Santos Dumont (RJ) com destino ao Guarujá, mas perdeu contato com o controle de tráfego aéreo depois de ter arremetido a uma tentativa de pouso por conta do mau tempo.

No jato também estavam Pedro Almeida Valadares Neto (assessor direto Campos), Carlos Augusto Ramos Leal Filho (assessor de imprensa), Alexandre Severo (fotógrafo), Marcelo de Oliveira Lyra (cinegrafista), e os pilotos Marcos Martins e José Stoffel Filho.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade