PUBLICIDADE

FAB explica análise da caixa-preta do avião de Campos

14 ago 2014 - 20h02
(atualizado em 15/8/2014 às 08h34)
Compartilhar
Exibir comentários
FAB explica análise da caixa-preta do avião de Eduardo Campos:

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou, nesta quinta-feira (14), um vídeo que explica como está sendo feita a análise da caixa-preta do avião em que estava o presidenciável Eduardo Campos. Segundo a corporação, o equipamento foi aberto em um laboratório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília (DF).

O vídeo explica os passos pelos quais passam a análise da caixa-preta, que posteriormente poderá revelar os fatores que contribuíram para o acidente. No caso do jato em que estava Campos, um Cessna Citation modelo 560 XL, o equipamento tem a capacidade de gravar as últimas 2h de voo.

De acordo com a FAB, a caixa-preta é composta por uma cápsula de segurança que protege uma memória em que ficam armazenados os arquivos de áudio. Após abrir a estrutura, peritos analisam as condições do circuito em um microscópio, que aumenta o objeto em até 240 vezes. Concluída a avaliação sobre o estado das memórias, o conjunto de placas é remontado para ser lido por um software específico do fabricante.

Caso os áudios não possam ser ouvidos com qualidade, é possível tratá-los por outro sistema. A partir daí, o arquivo é enviado para a comissão de investigação.

O Cenipa ressaltou, ainda, que o áudio é apenas um dos elementos que pode auxiliar na identificação dos fatores que contribuíram para o acidente.

O candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, morreu na manhã de quarta-feira (13), em um acidente de avião em Santos (SP). A aeronave Cessna 560 XL decolou do aeroporto Santos Dumont (RJ) com destino ao Guarujá, mas perdeu contato com o controle de tráfego aéreo depois de ter arremetido a uma tentativa de pouso por conta do mau tempo.

No jato também estavam Pedro Almeida Valadares Neto (assessor direto Campos), Carlos Augusto Ramos Leal Filho (assessor de imprensa), Alexandre Severo (fotógrafo), Marcelo de Oliveira Lyra (cinegrafista), e os pilotos Marcos Martins e José Stoffel Filho.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade