Datafolha: crise no STF não muda voto da maioria dos eleitores
Levantamento foi feito entre terça, 8, e quinta-feira, 10, com o desdobramento parcial das decisões dos ministros
A maioria dos eleitores não deve mudar de opção de voto para presidente em decorrência da crise institucional no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao menos é o que indicam dados divulgados neste sábado, 12, da pesquisa Datafolha.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O levantamento foi feito entre terça, 8, e quinta-feira, 10, ouvindo 2.002 eleitores em 125 cidades brasileiras. Ou seja, após o aferimento das respostas, houve ainda mais desdobramentos e revelações após cair o sigilo das investigações sobre o banco Master. Entre elas está a informação de que o senador Flávio Bolsonaro (PL) está sendo investigado em inquérito sobre recursos destinados ao filme Dark Horse.
Segundo o Datafolha, as acusações contra o ministro Alexandre de Moraes não mudaram a preferência de 85% dos eleitores, enquanto aquelas contra André Mendonça não afetaram outros 86%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
A crise explodiu no dia 1º de setembro, com a quebra do sigilo de um relatório da Polícia Federal que mostrava trocas de mensagens entre Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro. Em sua campanha para presidente, Flávio associou o ministro do STF ao atual presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva.
Mas, até o momento, os indicadores apontam que os candidatos não foram afetados pelo escândalo no judiciário: Lula oscilou de 38% para 39% nesta edição do Datafolha e Flávio, de 33% para 35%.
Em geral, 66% disseram ter conhecimento do episódio envolvendo Moraes, e 26% deles se dizem bem informados. Entre os eleitores de Flávio, 75% dizem conhecer o episódio, ante 61% entre quem declara voto em Lula no primeiro turno.
Sobre a intenção de voto, 7% dizem ter ficado em dúvida sobre em quem votar (8% lulistas e 5%, apoiadores de Flávio) e outros 4% (2% nos dois grupos principais), que mudaram de ideia.
Com relação às suspeitas levantadas por Moraes sobre André Mendonça, 45% disseram ter conhecimento do teor delas, 22% desses se considerando bem informados. Novamente, bolsonaristas (60%) afirmaram conhecer mais o caso do que lulistas (37%).
Em relação à intenção de voto, 5% dos eleitores declarados de Flávio disseram ter ficado em dúvida devido ao caso, ante 7% de apoiadores de Lula.
O levantamento do Datafolha foi encomendado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, e está registrado na Justiça Eleitoral com o código BR-01833/2026.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.