PUBLICIDADE

Falklands ou Malvinas: veja curiosidades sobre o arquipélago

Compartilhar

Falklands para os ingleses, Malvinas para os argentinos. Há 30 anos, os dois países travavam uma guerra pela posse do arquipélago, distante algumas centenas de quilômetros da costa argentina. Durante poucos meses, por vias terrestres, aéreas e marítimas, a Argentina tentou retomar o controle das ilhas, invadindo a capital Stanley. Mas acabou derrotada no conflito, e o local continua sob domínio inglês até hoje.

Veja curiosidades sobre as Malvinas

Entretanto, a questão ainda não está completamente definida: os argentinos continuam fazendo pressão diplomática para discutir a posse das ilhas, enquanto que na terra natal de Margaret Thatcher, a primeira-ministra durante o conflito, os britânicos se recusam a iniciar qualquer negociação.

A polêmica também é alimentada por algumas celebridades, como o músico inglês Roger Waters, ex-líder do grupo Pink Floyd, que afirmou que as ilhas pertencem à Argentina, durante uma entrevista para a emissora Televisão Nacional de Chile (TVN), em Santiago. "Em 1982 a Guerra das Malvinas salvou a carreira política da primeira-ministra Margaret Thatcher, mas matou muitos britânicos e argentinos", lamentou.

Há 30 anos, Reino Unido e Argentina travaram uma guerra pela posse das Malvinas
Há 30 anos, Reino Unido e Argentina travaram uma guerra pela posse das Malvinas
Foto: Getty Images
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade