PUBLICIDADE

Dia das Mães: quem criou e por que é comemorado em maio

Descubra a história e a origem do Dia das Mães, desde a criação da data nos Estados Unidos até sua popularização em todo o mundo

4 mai 2023 - 05h00
(atualizado em 8/5/2023 às 15h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik/Lookstudio

Basta entrarmos no mês de maio que as propagandas comerciais começam a falar de apenas um assunto: o Dia das Mães. A data é a segunda mais importante no Brasil em números de vendas, perdendo apenas para o Natal. Por isso, o Dia das Mães mobiliza todo o comércio.

Mas, ao contrário do que possa parecer, o dia não surgiu com a intenção de ser uma data comercial, longe disso. O Terra separou algumas dúvidas que você pode ter sobre a celebração, confira:

Quem criou o Dia das Mães?

A celebração nasceu nos Estados Unidos, no início do século 20, através de uma insistente campanha feita por Anna Jarvis. Ela havia perdido sua mãe em 1905 e, três anos depois, realizou uma homenagem para ela, de forma ainda não oficial.

Desde então, Anna Jarvis passou a enviar cartas para congressistas americanos, governadores e celebridades pedindo a criação de um feriado em homenagem às mães, o "Dia das Mães". A criação só foi feita em 1911.

Livro que conta a história da criação do Dia das Mães e a reviravolta após a data se tornar comercial
Livro que conta a história da criação do Dia das Mães e a reviravolta após a data se tornar comercial
Foto: Divulgação

A reviravolta na história é que Anna Jarvis não esperava que o dia seria tão abraçado por campanhas publicitárias e transformado em uma data comercial. Anos depois da criação da data comemorativa, a militante passou a pedir o fim dela, segundo o livro "Em Memória da Maternidade: Anna Jarvis e a Luta pelo Controle do Dia das Mães", escrito pela historiadora Katharine Antolini.

Dia das Mães no Brasil

No Brasil, o Dia das Mães foi oficializado alguns anos mais tarde. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que cria a data.

O texto diz que o Dia das Mães foi estabelecido para que se comemore os "sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana".

Apesar da oficialização apenas na década de 30, há relatos de que a data já era celebrada antes disso. O primeiro registro da comemoração em solo brasileiro teria ocorrido em 1918, em Porto Alegre, por iniciativa da Associação Cristã de Moços do estado.

Dia das Mães é feriado?

No Brasil, a data não é considerada feriado, assim como o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto.

Por que a data é comemorada no segundo domingo de maio?

O Brasil segue a mesma lógica dos Estados Unidos. A decisão teria a ver com a data da morte da mãe de Anna Jarvis, em 9 de maio. Assim, em 1914, o congresso americano estabeleceu que todo segundo domingo de maio seria comemorado o Dia das Mães no País. Apesar disso, a data costuma variar em outros países do mundo.

Dia das Mães no mundo

A história da criação do Dia das Mães não é a mesma a depender do País que a celebra. Separamos algumas nações que comemoram a data em um dia diferente do nosso e o motivo da escolha, confira:

  • Inglaterra: na antiga terra da Rainha, o Dia das Mães foi criado sob influência da igreja católica romana e do próprio Império Romano. Assim, a data é comemorada no último domingo da Quaresma. O dia também coincide com o festival de Hilária, que homenageia a deusa Cibele, a "Grande Mãe" segundo a tradição romana.
  • França: as histórias sobre a criação do Dia das Mães no país divergem. Há relatos que colocam Napoleão Bonaparte, em 1806, como o primeiro a considerar a ideia para as mães francesas. Outros registros apontam que em 1918, os franceses da cidade de Lyon homenagearam as mães e esposas que perderam filhos e maridos na Primeira Guerra Mundial. O dia oficial foi criado somente em 1950 e estabeleceu o último domingo de maio para a celebração.
  • México: é um dos países que tem uma data fixa para celebrar o Dia das Mães. Todos os anos, a data é celebrada no dia 10 de maio. A data foi firmada após uma campanha feita pelo jornalista Rafael Alducin, em 1922, que pediu aos leitores do Diário Excelsior que votassem em uma data para comemorar o Dia das Mães.

Quando é o Dia das Mães 2023?

Neste ano, a data será celebrada no dia 14 de maio. Confira abaixo as datas em que cairá o Dia das Mães nos próximos cinco anos:

  • Dia das Mães 2024: 12 de maio
  • Dia das Mães 2025: 11 de maio
  • Dia das Mães 2026: 10 de maio
  • Dia das Mães 2027: 9 de maio
  • Dia das Mães 2028: 14 de maio

*Com informações da BBC News Brasil. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade