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É seguro voar de balão? Quais são os principais riscos?

Saiba como surgiram e de que maneira funcionam os balões de ar quente

21 mai 2013 - 16h03
(atualizado às 16h24)
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Balões de ar quente tomam os céus de Bristol, na Inglaterra, durante festival realizado em 2012
Balões de ar quente tomam os céus de Bristol, na Inglaterra, durante festival realizado em 2012
Foto: Getty Images

O balonismo é mais que um esporte: é também um hobby, tanto para pilotos quanto passageiros, e uma forma bastante difundida de turismo em diversos países. E, em todas essas variações, andar de balão é muito seguro - a atividade de voo mais segura que existe, mesmo quando comparada à aviação, na avaliação de Edson Romagnoli, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB). Por isso, a notícia de que três brasileiros morreram durante um voo de balão na Capadócia causou espanto entre os entusiastas, que rechaçam a possibilidade de que o tráfego intenso no local tenha motivado o acidente.

"Muitos balões podem voar juntos - em alguns eventos, chegam a voar 700, até mil balões ao mesmo tempo. Não é o tráfego que aumenta ou diminui os riscos de acidente: o que influencia nisso é a negligência às normas de segurança", afirmou Romagnoli ao Terra. "Os acidentes também estão relacionados à falta de controle e à falha humana", acrescentou o presidente da CBB.

Para voar, não há qualquer restrição; já para pilotar, é preciso passar antes por um curso de balonismo, ter mais de 18 anos e demonstrar aptidão física e psicológica. Seja para participar de um esporte, ver o mundo de cima ou simplesmente se divertir, voar de balão é recomendado para muitos interessados. É necessário, porém, tomar cuidado em qualquer parte do mundo e se assegurar de que a atividade é regulamentada e feita por profissionais em uma área adequada. 

Como surgiu?

Considerado precursor da aviação mundial, o balonismo é a forma bem-sucedida mais antiga de transporte humano pelos ares. O primeiro voo de balão realizado com pessoas ocorreu em 1783, na França, devido aos esforços dos pilotos Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d'Arlandes. Durante 25 minutos, eles viajaram cerca de 12 quilômetros a uma altitude de quase 1 mil metros ao redor de Paris e pousaram com segurança no bairro francês de Butte-aux-Cailles.

"Os primeiros experimentos de voos com balão (como forma de transporte) aconteceram há três séculos. Já o balonismo como esporte e veículo de turismo tem passado por um desenvolvimento bem grande nos últimos 50 anos. Hoje, o balonismo está difundido no mundo todo", avalia Edson Romagnoli.

Como funciona?

Com o material necessário separado previamente, uma equipe bem treinada consegue montar um balão e deixá-lo pronto para voar em apenas 10 minutos. São necessários um cesto, o globo, combustível e o chamado maçarico, com o qual se dosa as chamas que fazem o balão decolar, se manter no ar e, enfim, pousar. Todo o processo é controlado pelo piloto, que deve equilibrar os esforços necessários para manter o veículo no ar ou levá-lo à terra firme.

Veja queda de balão que causou mortes de brasileiras na Turquia:

O balão voa regido por uma força da física conhecida como empuxo - descrito por Isaac Newton em suas célebres leis. O presidente da Confederação Brasileira de Balonismo compara o movimento àquele de uma embarcação que flutua na água. "Voar (de balão) é ação de 'maçaricar', manter o ar aquecido (no interior) e equilibrar com o ar exterior. Esse ato provoca empuxo e, depois de ter o ar aquecido, equilibra o peso necessário até possibilitar a decolagem."

O tempo de voo depende da carga de combustível, mas geralmente dura cerca de 1h30. O recomendado, porém, é que os veículos saiam abastecidos com carga suficiente para duas horas de voo, por margem de segurança.

Segurança

Há algumas preocupações que pilotos e passageiros devem ter antes de decidir voar. A principal delas é seguir as normas de segurança - rígidas e difundidas mundialmente, de acordo com Edson Romagnoli. Ele explica que o balão é uma aeronave com prefixo, como qualquer outra (desde aviões Boeing a helicópteros, por exemplo). Assim como na aviação, toda a atividade deve ser feita por profissionais e supervisionada por controladores de voo.

Áreas com aeroportos e onde há grande incidência de linhas de alta tensão não devem receber viagens de balão. Nas regiões onde a prática é permitida, segundo Romagnoli, existe grande segurança, e é muito difícil um balão encostar no outro - ainda que existem dezenas de balões voando juntos. "Para se voar, há uma resevra de espaço aéreo", garante o presidente da CBB. No acidente da Turquia, investigações preliminares apontam que a cesta de um balão que voava mais alto rompeu o tecido de outro globo, causando a queda que vitimou pelo menos três pessoas.

Fonte: Terra
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