De onde vem a expressão "será o Benedito"?
É só fazer uma travessura e lá vem a vó com aquela cara que misturadecepção e impaciência: "mas será o Benedito?" Como muita coisa nalíngua portuguesa, a origem dessa expressão tem inúmeras versões,todas de difícil comprovação em registros formais - jornais da época,livros ou outras formas de comunicação escrita -, explica o professorde português Ari Riboldi, autor de três livros sobre a origem daspalavras e expressões.
A versão mais aceita é a de que a pergunta teria surgido na década de 1930, em Minas Gerais. O então presidente Getúlio Vargas demorava muito para nomear um interventor para aquele Estado. Naturalmente, a demora gerou inquietação entre os inimigos políticos de um dos candidatos ao posto, cujo nome era Benedito Valadares, que perguntavam "Será o Benedito?".
Pois foi. Valadares foi nomeado interventor em 12 de dezembro de 1933e, nos meios políticos da época, foi tão conhecido quanto sua expressãoé entre os falantes. Era considerado uma raposa, cuja esperteza,descreveu em suas memórias, só era superada pelo próprio Getulio.
Entre seus feitos, indicou Juscelino Kubitschek para a chefia da CasaCivil de Minas Gerais e, depois, para a prefeitura de Belo Horizonte.Além de lançar o que foi um dos mais importantes presidentesbrasileiros, o Benedito da expressão também virou cidade: é em suahomenagem que foi nomeado o município de Governador Valadares.
Uma variação da expressão é ainda mais curiosa: "será o pé doBenedito?" O professor Riboldi, porém, desiste: se não há comprovaçãototal da história de que Benedito era o governador Valadares, comosaber de quem era esse pé?
Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?.
e envie já a sua pergunta.