PUBLICIDADE

UERJ 2025: pedidos de isenção podem ser feitos a partir de hoje (14)

Confira como realizar o pedido de isenção no Vestibular 2025 da UERJ e mais informações referentes ao processo seletivo.

14 mar 2024 - 10h42
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O prazo para solicitar isenção no Vestibular 2025 da UERJ já começou e vai até o dia 18 de março. Antes de preencher o requerimento de isenção, o candidato deverá efetuar o cadastro dos seus dados pessoais, inclusive o número do seu CPF no sistema de concursos do DSEA.

uerj-isencao
uerj-isencao
Foto: Divulgação/UERJ / Brasil Escola

Na edição do Vestibular 2024 da UERJ, foram disponibilizadas mais de 6 mil vagas. Para conquistar a aprovação na UERJ, é necessário passar por duas provas: O exame de qualificação e o Exame discursivo. 

Isenção na UERJ 2025

O valor da taxa de inscrição será divulgado junto do edital da prova. Para solicitar a isenção é necessário enviar o requerimento preenchido e os documentos comprobatórios via correio, na modalidade carta registrada, para o endereço:

Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - DSEA/UERJ, Caixa Postal 23780, rua Souza Valente, nº 15, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20941- 040

Para se ter direito à isenção no Vestibular 2025 da UERJ é necessário atender aos seguintes critérios:

  1. Possuir renda média mensal familiar de até 1 salário mínimo e
  2. ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.

Para calcular sua renda média mensal familiar, é necessário somar todos os ganhos da sua família e dividir pelo número de pessoas  (inclusive daquelas que não tem renda e sem limite de idade), o resultado dessa divisão será a renda média mensal. Nesta conta, também devem ser incluídos os benefícios pagos por programas estatais e doações.

Você terá seu pedido de isenção negado pela UERJ, no caso de:

a) divergência entre as informações prestadas no requerimento de isenção e a documentação encaminhada;

b) envio do requerimento com a documentação fora do prazo estabelecido no calendário;

c) renda bruta média mensal familiar maior que 1 salário mínimo nacional (R$ 1.412,00);

d) preenchimento do Quadro de Descrição Familiar, no requerimento de isenção, com valor total de renda igual a zero. (Doações também devem ser consideradas)

No caso da renda familiar ser irregular, será preciso uma declaração de próprio punho onde será feita uma média da renda nos últimos três meses. Além disso, é preciso falar qual a origem da renda, seja de vendas ou doação.

O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 10 de abril. Os recursos poderão ser enviados entre os dias 10 e 11 de abril. 

Como é o vestibular da UERJ?

O vestibular da UERJ exige a realização de dois exames. São eles:

  • Exame de Qualificação,
  • Exame Discursivo.

Veja a descrição das provas:

  • Exame de Qualificação: serão aplicados dois exames de qualificação. A realização dos dois exames é permitida, entretanto, só é obrigatória a realização de um deles. O primeiro exame será aplicado dia 9 de junho. O segundo, conforme a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) declarou, provavelmente, será aplicado em setembro. Caso você não fique satisfeito com a sua primeira nota, poderá realizar um segundo exame.

  • Exame Discursivo: podem se inscrever nessa etapa os aprovados no exame de qualificação. Essa fase conta com redação e questões discursivas de acordo com o curso de escolha. É justamente nesse exame que os vestibulandos escolhem a carreira.

Datas do Vestibular 2025 da UERJ

As primeiras datas do Vestibular 2025 da UERJ são as do 1º Exame de Qualificação (EQ). Confira abaixo:

  • Pedido de isenção de taxa de inscrição do 1º EQ: 14 a 18 de março

  • Inscrições: 15 de abril a 6 de maio

  • Provas: 9 de junho

As provas dos Exames de Qualificação são compostas por 60 questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade