PUBLICIDADE

Férias: veja filmes das 4 áreas de conhecimento de vestibulares e Enem

Assistir a filmes das quatro áreas do conhecimento de vestibulares e Enem ajudam estudantes a se prepararem para processos seletivos mesmo nas férias escolares

19 dez 2023 - 15h50
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Assistir a filmes das quatro áreas do conhecimento cobradas em vestibulares e no Enem pode ajudar nos estudos dos estudantes mesmo eles estando nas férias escolares. A recomendação é de especialistas da área de educação. 

O Coordenador de Ensino e Inovação do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão, acredita que 'estudar' deve ser um ato constante e que pode estar presente até nas tarefas de lazer do dia a dia.

O profissional entende que o momento das férias escolares é muito esperado pelos estudantes, especialmente aqueles que estão no Ensino Médio e preparando-se para os vestibulares. Por isso, o foco é relaxar e estudar ao mesmo tempo. 

"Ao assistir a filmes nas férias escolares, o descanso dos vestibulandos e dos alunos que vão fazer o Enem 2024 também pode render frutos positivos e mesclar aprendizagem com entretenimento. Além do mais, os estudantes estarão por dentro de atualidades e poderão adquirir repertório cultural que trará, sem dúvidas, impactos positivos"

Vinicius Beltrão

Vinicius Beltrão é coordenadora da plataforma SAS Educação
Vinicius Beltrão é coordenadora da plataforma SAS Educação
Foto: Brasil Escola

Quais são as áreas do conhecimento de vestibulares e Enem?

As quatro áreas de conhecimento cobradas nos vestibulares e no Enem 2024 são:

  • Linguagens e Códigos: Lingua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Educação Física e Artes

  • Ciências Humanas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia

  • Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física

  • Matemática

4 filmes das áreas de conhecimento

1) Linguagens

A dica do coordenador de inovação Vinicius Beltrão de  produção que se enquadra na área de Linguagens e Códigos é a série "Succession, que está disponível nas plataformas HBO e Amazon Prime.

Beltrão explica que Succession é uma série imperdível para quem busca uma exploração das habilidades linguísticas no contexto de negociações empresariais e jogos de poder.

Conforme o profissional relata, a trama gira em torno da família Roy, proprietária de um império de mídia, e acompanha as complexas dinâmicas entre seus membros enquanto disputam o controle da empresa.

"Se você é fascinado pela interseção entre linguagem, poder e estratégia empresarial, "Succession" oferece uma narrativa rica e envolvente que destaca as nuances das habilidades linguísticas em um cenário de alta competitividade. Prepare-se para uma experiência televisiva que não apenas entretém, mas também estimula a reflexão sobre o papel crucial da comunicação eficaz no mundo dos negócios", explica.

2) Ciências Humanas

Desta vez, a dica de produção na área de Ciências Humanas é a série "The Crown", que pode ser encontrada na plataforma de streaming Netflix. 

De acordo com o coordenador de inovação, The Crow  é uma verdadeira joia para os entusiastas de História e Geografia. Ele detalha que estendendo-se ao longo de seis temporadas, a série desvela a narrativa de sete décadas de reinado da monarca mais longeva da história, a Rainha Elizabeth II.

"Para os amantes da vida privada da monarquia, "The Crown" é um verdadeiro deleite. Ao mesmo tempo, para aqueles que apreciam geopolítica e a história viva, a série proporciona uma visão panorâmica dos eventos que moldaram o século XX e além"

"The Crown", na opinião do profissional, transcende o entretenimento televisivo para se tornar uma experiência educativa e enriquecedora para todos os que buscam compreender não só a realeza, mas a política global.

3) Ciências da Natureza

A série documentário "One Strange Rock", disponível na Disney+ em parceria com a National Geographic, tem como objetivo explorar a beleza e complexidade do planeta.

Para o coordenador, a inovação é o foco narrativo: são astronautas que tiveram a experiência de ver a Terra do espaço, proporcionando uma visão única e impactante do nosso planeta. A série conta com a participação de vários astronautas notáveis, incluindo Chris Hadfield e Jeff Hoffman.

"A abordagem inovadora, combinada com a perspectiva direta dos astronautas, torna "One Strange Rock" uma experiência envolvente e educativa para os espectadores interessados na ciência da Terra e na exploração espacial.", diz o coordenador.

4) Matemática

A dica de filme da área de conhecimento Matemática é "A Sala de Fermat: Uma Jornada pelo Enigma".

Conforme o coordenador afima, "A Sala de Fermat: Uma Jornada pelo Enigma" é direcionada a jovens interessados em desafios intelectuais e apaixonados por matemática. A produção  é uma escolha cinematográfica estimulante que promete cativar com enigmas intrigantes e uma narrativa eletrizante semelhante a Jogos Mortais.

O longa-metragen, segundo Beltrão, que mescla suspense e mistério, segue quatro estudantes de matemática convidados para participar de um encontro secreto após resolverem problemas complexos.

"O filme destaca também o trabalho colaborativo e a importância do pensamento analítico e crítico. "A Sala de Fermat" não é apenas uma experiência cinematográfica, mas uma oportunidade educativa e inspiradora, já que oferece uma visão desafiadora da matemática, elevando o aprendizado a uma experiência instigante para mentes curiosas.", reflete. 

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade