Candidatos consideram prova do vestibular da UFTM 'complicada'
Primeiro a terminar as provas, estudante Com muito conteúdo, estudantes consideram prova de química da UFTM é a 'vilã' do vestibular
- José Guilherme Camargo
- Direto de Minas Gerais
O estudante Luis Henrique Ribeiro, 17 anos, foi o primeiro a sair da prova da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realizada na tarde deste domingo, em Belo Horizonte. Ele prestou vestibular para medicina e achou a prova complicada.
"Estava com muito conteúdo, muito detalhe. A prova mais difícil foi a de química, não sei se consigo passar", lamentou. O curso de medicina na UFTM foi o mais concorrido na primeira etapa do vestibular de inverno da universidade.
A relação de inscritos foi de 154,9 candidatos por vaga. Ao todo 6.196 mil, de um total de 8.270 mil candidatos, se inscreveram para o curso. A vestibulanda Lohany Souza, 17 anos, viajou quatro horas de Juiz de Fora, região leste do Estado, para fazer o vestibular na capital mineira. A prova de química também deu trabalho para a jovem. "Estava muito complicado, tínhamos que fazer muito cálculo", ressaltou. Mas a estudante está confiante em ingressar na faculdade de medicina da UFTM: "vou ficar na expectativa".
Por outro lado, o jovem Carlos Augusto Mafalda, 17 anos, encontrou dificuldades na prova de matemática. "esperançoso eu estou, mas vai ser difícil, ainda mais com quase 160 candidatos por vaga", afirmou.
Além de medicina, os cursos mais concorridos foram biomedicina, com 12,8 candidatos por vaga, seguido pelo de psicologia, 10,46; fisioterapia, 6,16, nutrição, 5,1, e educação física, 5 por vaga. Entre as licenciaturas, o curso mais concorrido é o de matemática, 4,8. A menor concorrência registrada foi para letras - Português/Espanhol, 1,86 por vaga.
Gabriel Avelar, 21 anos, se motivou eao saber da concorrência do curso de educação física que realizaram o exame em Belo Horizonte. "A prova foi tranquila, acho que vou passar", comemorou.
Segundo informações da Universidade, o gabarito do vestibular estará disponível a partir de hoje no site da UFTM e da Vunesp. A divulgação da lista de convocados para a 2ª fase acontece a partir de 1º de julho. As provas de conhecimentos específicos acontecem no dia 10 de julho em Uberaba, no Triângulo Mineiro.