PUBLICIDADE

Abstenção no 1º dia do vestibular da UnB é de 10,47%

7 jun 2014 - 19h28
(atualizado às 19h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro dia de provas do vestibular 2014 da Universidade de Brasília (UnB), ocorrido neste sábado, teve abstenção de 10,47% dos inscritos. Mais de 21 mil candidatos compareceram para tentar uma vaga na universidade. De acordo com a instituição, a etapa ocorreu “com tranquilidade e sucesso” em todos os 37 locais de prova, distribuídos no Distrito Federal (Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). O índice de abstenção foi menor do que o registrado no ano passado.

Esta edição do vestibular oferece 4.212 vagas em 97 cursos de graduação, distribuídas pelos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. A seleção registrou 24.481 inscritos. Destes, 1.024 são treineiros, que têm acesso ao espelho de desempenho individual, mas não podem usar a nota obtida para ingressar na UnB.

O curso de medicina registrou uma demanda de 100,56 candidatos por vaga, permanecendo como o de maior concorrência da UnB. Déborah Bispo, que está disputando uma das vagas do curso, se inscreveu pelo sistema de cotas para negros e comentou sobre a preparação para as provas do vestibular. “Foi uma temporada de muito estudo. Para me organizar, dividi meus horários de acordo com os conteúdos das matérias, mas sem deixar de reservar um dia para o descanso”, disse.

Vestibular ou Enem Vestibular ou Enem: saiba como é a seleção nas principais universidades públicas

A candidata Indianna Andrade, participante pelo sistema de cotas para escolas públicas, afirma que a reserva de vagas pode auxiliar sua graduação em uma universidade federal. “Eu curso medicina em uma faculdade particular, mas meu sonho é estudar na UnB. Além de ser uma instituição de excelência, possui um nome reconhecido nacionalmente, o que é um diferencial na hora da escolha para a nossa formação”, justifica.

O vestibular também recebeu estudantes de vários Estados do Brasil, como José Queiroz e Rodrigo Monteiro, das cidades de Barreiras, na Bahia e do Rio Branco, no Acre, respectivamente. “Viemos para Brasília apenas para fazer as provas do vestibular, pois sabemos da educação de qualidade que a UnB oferece”, conta Rodrigo.

Hoje, as provas de conhecimentos abordaram questões de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Cênicas, Visuais e Música), Filosofia e Sociologia. Também no primeiro dia, houve a aplicação da prova de redação em Língua Portuguesa, na qual os candidatos deveriam redigir uma dissertação, com base nos textos motivadores e no trecho jornalístico “Viagem a Marte sem volta”, apresentando sua opinião sobre a primeira expedição colonizadora de Marte e sobre possíveis motivos que levam pessoas a querer participar dessa viagem.

Neste domingo, as disciplinas cobradas no segundo dia de provas serão Biologia, Física, Química e Matemática. Em ambos os dias, as avaliações iniciam às 13h e possuem a duração de cinco horas.

A divulgação dos gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C das provas de conhecimentos está prevista para 11 de junho, no site da UnB. O prazo para interposição de recursos ocorre nos dois dias subsequentes. A data provável para a divulgação do resultado provisório dos itens do tipo D é 20 de junho, enquanto o resultado provisório na prova de redação está previsto para ser disponibilizado no dia 1º de julho.

A primeira chamada será divulgada na data provável de 14 de julho, a partir das 17h, no site do CespeUnB e nos campi da universidade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade