PUBLICIDADE

Corpo de Ziraldo é velado no Museu de Arte Moderna do Rio

Autor e desenhista morreu aos 91 anos na tarde de sábado, 6; segundo familiares, Ziraldo faleceu dormindo em casa, na zona sul da capital

7 abr 2024 - 07h22
(atualizado às 11h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Velório de Ziraldo, cartunista famoso por 'O Menino Maluquinho', ocorrerá no Rio de Janeiro neste domingo, 7, sendo enterro previsto para as 16h30 no Cemitério João Batista, em Botafogo.
Morreu o cartunista Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos
Morreu o cartunista Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O corpo de Ziraldo está sendo velado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) neste domingo, 7. O cartunista morreu, aos 91 anos, na tarde de sábado, 6. A informação foi confirmada por parentes do desenhista e autor de obras como O Menino Maluquinho.

De acordo com a assessoria do cartunista, o velório é aberto ao público no MAM, localizado na Avenida Infante Dom Henrique, número 85, no parque do Flamengo. O sepultamento está previsto para ocorrer às 16h30, no Cemitério João Batista, em Botafogo.

A movimentação no local tem sido grande desde cedo. Com caixão aberto, muitos se emocionam na despedida ao cartunista. Amigos, fãs, um, inclusive, com uma placa escrita 'Adeus, Ziraldo'; o deputado federal Marcelo Franco e alguns familiares, como Frederico Pinto, sobrinho de autor, passaram por lá.

Nas redes, muitas personalidades usaram as redes sociais para deixar uma mensagem de carinho e adeus ao cartunista. Entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou a trajetória do autor e enalteceu sua relação com a política.

De acordo com familiares, Ziraldo morreu dormindo em casa, na tarde do sábado, no bairro da Lagoa, zona sul do Rio. Ele estava com a saúde debilitada após sofrer três AVCs (acidente vascular cerebral) entre 2018 e 2022. 

Em 2019, o autor chegou a ter que desmentir boatos sobre a própria morte. "Uma vez Menino Maluquinho sempre Maluquinho. Ziraldo firme e forte" é o que dizia a mensagem que acompanhava a foto de Ziraldo com o filho, Antonio Pinto.

Menino Maluquinho, Turma do Pererê e mais: confira as principais obras de Ziraldo Menino Maluquinho, Turma do Pererê e mais: confira as principais obras de Ziraldo

Relembre a trajetória 

Natural de Caratinga (MG), onde passou a infância, Ziraldo veio a se tornar um dos maiores nomes da literatura infantil do País. Desenhista desde a infância, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1957. Na década de 1960, se tornou um dos fundadores de O Pasquim, veículo combativo à ditadura militar, que vigorou entre 1964 e 1985. 

Ziraldo começou a carreira em 1950, na revista Era uma vez... e se tornou responsável por uma folha de humor no A Folha de Minas, jornal onde publicou seu primeiro desenho, aos seis anos de idade, em 1939.

Em 1960, passou a trabalhar pelo Jornal do Brasil, veículo onde publicava artes políticas. Também, nessa época, passou a escrever histórias em quadrinhos e publicou a primeira revista sobre a Turma do Pererê. Nesse período, também surgiram os personagens Mineirinho, Jeremias, o Bom e Supermãe. 

Cinco anos depois, com outros humoristas, fundou o semanário O Pasquim, com artes emblemáticas e personagens irreverentes como o Graúna, Ubaldo e os Fradins. Integraram a publicação os artistas Millôr, Henfil, Jaguar, Tarso de Castro, Sérgio Cabral, Ivan Lessa, Sérgio Augusto e Paulo Francis.

Ziraldo chegou a ser preso um dia após o AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968. Na ocasião, foi detido em casa e levado ao Forte de Copacabana. Seu primeiro livro infantil foi publicado em 1969, o FLICTS, e uma década depois, em 1979, se dedicou à literatura infantil. 

Foi quando surgiu O Menino Maluquinho, em 1980, considerado seu maior sucesso e um dos maiores fenômenos editorais brasileiros.

Trajetória de Ziraldo: relembre a carreira, personagens famosos e luta política do cartunista Trajetória de Ziraldo: relembre a carreira, personagens famosos e luta política do cartunista

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade