Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: alunos farão exames em SP após caso de tuberculose

22 out 2012 - 13h58
(atualizado às 15h00)
Compartilhar

Uma professora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Professor Aldo José Kühl, de Limeira, a 150 km de São Paulo, foi diagnosticada com tuberculose, confirmaram as secretarias da Saúde e da Educação na última sexta-feira, 19.

De acordo com nota divulgada pela prefeitura de Limeira, a Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria da Saúde, foi notificada durante a semana pelo médico da paciente e, a partir daí, a diretoria da escola passou a tomar medidas preventivas para evitar o contágio e a orientar seus funcionários por meio de palestras e folhetos.

Dos cerca de 400 alunos que frequentam a unidade, 120 tiveram contato direto com a professora. A eles, foram disponibilizados exames de raio-x a partir desta segunda, 22, no hospital Sociedade Operária Humanitária. Para isso, os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identidade da criança no hospital.

Para o secretário da Saúde, Gerson Hansen Martins, o caso não é motivo para desespero. "Pais, alunos e funcionários devem se tranquilizar, pois a doença é transmitida em contato íntimo e prolongado, o que é difícil de ocorrer em escolas. Mesmo assim, ficaremos atentos aos sintomas e qualquer pessoa deve notificar a Vigilância se notar qualquer um deles", afirmou.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o contágio da tuberculose é raro, e as crianças estão protegidas pela vacina, que é dada na maternidade e tem ação duradoura. Entre os sintomas da tuberculose, estão: tosse por mais de três semanas, cansaço, emagrecimento anormal, febre baixa, sudorese noturna, caroço no pescoço e escarro com sangue.

As aulas na escola Prof. Aldo José Kühl ocorrem normalmente, informou a secretaria da Educação. A professora ficará afastada do trabalho por três meses, durante o tratamento.

O internauta Wagner Guidi, de Limeira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Professora da Emeief Professor Aldo José Kühl, de Limeira (SP) foi diagnosticada com tuberculose; alunos passarão por exames
Professora da Emeief Professor Aldo José Kühl, de Limeira (SP) foi diagnosticada com tuberculose; alunos passarão por exames
Foto: Wagner Guidi / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra