PUBLICIDADE

SP: candidatos se atrasam e perdem prova da 1ª fase do Exame da OAB

18 ago 2013 - 13h47
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Candidata chora depois de ter entrada proibida, em São Paulo, neste domingo
Candidata chora depois de ter entrada proibida, em São Paulo, neste domingo
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Bacharéis em Direito realizam, na tarde deste domingo, a 1ª fase do 11° Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Eles terão até 18h para responder as 80 questões. Mesmo com a recomendação de que os candidatos chegassem aos locais de prova com uma hora de antecedência, algumas pessoas acabaram chegando após as 13h e não puderam realizar o teste.

No campus da Uninove, na rua Vergueiro, foram cerca de 20 pessoas que não conseguiram prestar o exame porque chegaram após as 13h. A primeira a ficar de fora foi Camile Ismael, 23 anos, às 13h02, que se atrasou por causa do trânsito e do estacionamento.

"A (rua) Vergueiro inteira estava parada, estava muito transito e eu fiquei 30min pra estacionar meu carro", disse. "Vou vir mais cedo da próxima vez", completou.

Juliana Pereira, 35 anos, outra candidata que se atrasou e não conseguiu entrar na prova, se atrasou porque desceu na estação de metrô errada. "Não chego antes do horário para não entrar no clima de tensão, o mais difícil para mim é a parte emocional", contou, chorando. Formada desde 2001, esta seria a 11ª vez que Juliana tentaria o teste. "Não aguento mais essa prova, mas vou prestar até passar, tenho que passar", afirmou.

Outro candidato, que não quis se identificar, teve um acesso de raiva por se atrasar e não perder a prova. Ele chegou por volta das 13h10, e quando não pode entrar subiu no portão da Uninove e começou a gritar. "Cadê meus R$ 200? Bando de ladrão, OAB ladrão", bradou. "Este País é uma merda, e vocês", apontando para os demais candidatos que não puderam entrar por causa do horário, "vocês são tudo uns povo gado (sic), baixam a cabeça para tudo", gritou. Logo em seguida, ele foi embora.

Outra mulher se atrasou porque demorou para descer do táxi. Ela fez uma cirurgia e está temporariamente se locomovendo em uma cadeira de rodas. Os seguranças tentaram conversar com a organização para deixar a candidata entrar, mas não ela não foi autorizada.

Prova mais difícil

Entre aqueles que conseguiram chegar a tempo, muitos acreditam que esta prova deve estar mais complicada que a última, realizada em abril. "Acho que vai ser muito difícil, porque a outra vez foi muito fácil e é uma maneira de eles eliminarem pretendentes", diz João Paulo Oliveira, 23 anos, que cursa o quinto ano de Direito na PUC-SP e está em sua segunda tentativa - a primeira fez apenas para teste. No entanto, ele diz que se dedicou à preparação e está confiante em sua aprovação. "Perdi uma cervejas, já estou sem beber há mais de um mês, mas é por uma boa causa", brinca. 

Karen Rodrigues Machado Borges, 30 anos, que se formou em 2006 e está em sua quinta tentativa na prova, também acredita que esta edição será mais difícil. "Na outra houve muitas anulações (de questões), então, para evitar que muitas pessoas passem, essa prova deve ser bem mais difícil", disse. Karen conta que está há dois anos fazendo um curso preparatório. "Sempre bato na trave, mas hoje estou tranquila", disse ela, acrescentando que, no entanto, não conseguiu dormir direito esta noite. "Fiquei sonhando com a prova". 

Ranking da OAB

Veja quais são e onde ficam as 50 melhores e as 50 piores faculdades em todos os Exames Unificados da OAB

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade