PUBLICIDADE

Sesc São Paulo promove debates sobre os 200 anos da Independência

São diversas mesas de debates com artistas, pesquisadores e ativistas para refletir sobre as consequências do bicentenário da Independência

20 jul 2022 - 16h27
(atualizado em 25/7/2022 às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Sesc São Paulo realiza entre os dias 27 e 29 de julho o seminário "Diversos 22: A outra independência". O evento, marcado para acontecer no Centro de Pesquisa e Formação (CPF), localizado na região central da cidade de São Paulo, contará com nomes como Lilia Schwarcz, Daniel Munduruku e Antonia Pellegrino.

Independência ou Morte, de Pedro Américo
Independência ou Morte, de Pedro Américo
Foto: Wikimedia Commons/Reprodução / Guia do Estudante

A proposta deste seminário é refletir acerca do processo de independência brasileira, que completa 200 anos em 2022, e ampliar a abordagem sobre o tema para além do mero contexto histórico, interrogando o passado para compreender o que nos tornamos desde a data de Independência. A ideia é que as mesas de debate ajudem a compreender os reflexos desse contexto histórico até os dias de hoje.

A atividade reúne uma série de intelectuais, professores, historiadores, cientistas políticos e sociais, artistas e antropólogos em mesas de conversas, debates e intervenções. Entre as mesas, destacam-se discussões sobre as guerras de independência, o protagonismo feminino no período e o embraquecimento da nação brasileira. São temas atuais e que podem ser mobilizados pelos estudantes em questões sobre o tema ou mesmo em redações dos vestibulares. 

Entre os convidados estão grandes nomes da História, das Ciências Política e Social e da Antropologia, além de artistas e professores.

As inscrições seguem abertas até o início da programação e mediante o número de vagas disponíveis. Para se inscrever basta preencher o formulário no site do CPF.

Serviço - Diversos 22: A outra independência

Onde: Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo

Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista - São Paulo

Quando: 27/7 (quarta-feira) a 29/7 (sexta-feira)

Inscrições gratuitas e programação: Neste link

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade