PUBLICIDADE

RS: UFRGS é a melhor universidade brasileira em avaliação do MEC

7 dez 2012 - 18h45
(atualizado às 18h46)
Compartilhar

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ficou entre as onze melhores instituições de ensino superior do Brasil, de acordo com a avaliação divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). No grupo das universidades, a UFRGS aparece em primeiro lugar, com o mais alto Índice Geral de Cursos (IGC) do País, de 4,28. Com este resultado, mais uma vez, a instituição atinge o conceito 5, valor máximo do IGC calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).

"O resultado da avaliação demonstra o acerto das nossas políticas acadêmicas. A busca da excelência é um dos pilares da gestão da UFRGS e forma a base do projeto de Universidade de Classe Mundial que agora iniciamos", afirmou o reitor da universidade, Carlos Alexandre Netto.

O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. Já o CPC avalia o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade (55% do total da nota), a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%). O resultado do CPC 2011 considerou 4.403 universidades - sendo 2.642 públicas e 1.761 privadas - além de 2.245 faculdades e 928 centros universitários.

De acordo com o site da universidade, em uma escala de 1 a 5, expressiva maioria dos cursos da UFRGS (94%) obteve Conceito Preliminar de Curso (CPC) entre a pontuação 4 e 5. Tiveram o maior conceito 28% dos cursos de graduação da instituição gaúcha.

Cinco cursos da instituição federal estão classificados como os melhores do país: Artes Visuais (Licenciatura), Engenharia Elétrica, Letras (Bacharelado), Matemática (Bacharelado) e Música (Licenciatura). A licenciatura em Artes Visuais é a única no país com CPC 5. O curso de Engenharia da Produção figura como o segundo melhor do país, e o melhor entre as universidades federais. Além disso, a UFRGS obteve outros destaques entre as universidades federais. Neste grupo, os cursos de Computação (Ciência da Computação e Engenharia da Computação) e Arquitetura e Urbanismo da UFRGS tiveram os CPCs mais altos.

Ao comemorar os índices obtidos pela UFRGS, o reitor agradeceu à comunidade universitária. "Estão de parabéns todos os professores, estudantes e técnico-administrativos que fazem da UFRGS a melhor universidade do Brasil", afirmou. Os dados completos da avaliação do ensino superior brasileiros podem ser consultados no site do Inep.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade