Rejeitada por 6 universidades, autodidata de 17 anos resolveu problema que assombrava matemáticos há 40 anos
Estudante de 17 anos surpreende ao resolver uma conjectura matemática sem solução desde os anos 1980
A matemática é uma área da ciência que não é para todo mundo, já que é repleta de equações difíceis e enigmas dificílimos de resolver. Ainda assim, vez ou outra nos surpreendemos com prodígios nessa área, como é o caso de Hannah Cairo, uma adolescente de apenas 17 anos que conseguiu o que muitos matemáticos renomados tentaram sem sucesso durante décadas: resolver uma conjectura matemática que estava em aberto há 40 anos.
Quem é a estudante de 17 anos que surpreendeu a comunidade científica
Sabe aquelas crianças que demonstram ser prodígio desde cedo? Hannah Cairo é exatamente assim! Quase uma "gênia", Hannah cresceu em Nassau, nas Bahamas, e foi educada em casa junto com seus irmãos. O contato com a matemática começou cedo, através de aulas online e livros didáticos que a jovem sozinha estudava, como uma autodidata. Aos 11 anos, já dominava cálculo, e aos 14, tinha conhecimento equivalente ao de um estudante universitário avançado.
Apesar do talento da jovem, a educação domiciliar parecia limitada para Hanna. Ela se sentia isolada e estagnada, como se não tivesse mais caminhos para avançar no ensino domiciliar, então acabou indo atrás de novos desafios. Ela acabou encontrando em programas de matemática online e em encontros acadêmicos oportunidades de expandir seu aprendizado.
Curiosidade virou uma descoberta incrível na matemática
Em 2023, Hannah conseguiu permissão especial para assistir a aulas de pós-graduação na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados ...
Matérias relacionadas
Do fracasso à genialidade: 8 invenções que mudaram o mundo e nasceram a partir de erros