Quais materiais são permitidos e proibidos na segunda fase da Unicamp
Neste ano, a Unicamp não obriga o uso de máscara, apenas recomenda que cada candidato leve a sua
A segunda fase da Unicamp 2023 será realizada neste domingo (11) e na segunda-feira, 12 de fevereiro. A prova terá início às 13h, quando os portões são fechados. Ao todo, os candidatos terão cinco horas para responder as questões nos dois dias de aplicação. Os convocados para a segunda fase também precisam checar seus locais de prova, já que, em alguns casos, eles podem mudar de uma etapa para outra.
+ Unicamp: como se dar bem nas questões discursivas da segunda fase
Você já se preparou o ano todo, com muito estudo, agora é hora de respirar fundo e se concentrar para realizar a prova. Além disso, é importante ter atenção aos itens liberados e proibidos no exame. Afinal, esses detalhes podem até te eliminar do vestibular. Confere aí!
Materiais obrigatórios
- Original do documento de identidade indicado na inscrição;
- Caneta de cor preta em material transparente;
- Lápis preto;
- Borracha.
Atenção, além desses materiais, você também precisa se atentar em relação ao uso da máscara de proteção contra a covid-19. A Comvest, responsável pela organização da prova, recomenda o uso do item, embora não institua a obrigatoriedade. A máscara só será obrigatória nas cidades onde vigoram a regra para ambientes fechados.
+ Unicamp 2023: quais livros têm mais chances de cair na segunda fase
Materiais permitidos
- régua transparente;
- compasso;
- água;
- refrigerante;
- suco;
- doces;
- balas.
*Os candidatos podem usar relógio para controlar o tempo, desde que estes objetos permanecerem no chão, ao lado da carteira
Saiba também os materiais que são proibidos pela Comvest
- aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos;
- relógios digitais;
- corretivo líquido;
- lapiseira;
- caneta marca-texto;
- bandana/lenço;
- boné;
- chapéu.
A segunda fase da Unicamp
Na segunda fase da Unicamp, as provas são aplicadas em dois dias consecutivos. No primeiro dia, os candidatos realizarão uma prova comum a todas as áreas. A prova será composta por uma redação - duas propostas de textos para que o candidato escolha uma delas -, seis questões de Língua Portuguesa e Literatura, duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa e duas interdisciplinares de Ciências da Natureza. Todas questões são dissertativas e os estudantes terão cinco horas para realizá-las.
No segundo dia, os candidatos realizarão uma prova comum a todos os estudantes, composta por seis questões de Matemática, duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas e mais duas interdisciplinares de Ciências da Natureza. Além disso, farão provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso.