PUBLICIDADE

ProUni 2023/1: classificação parcial está disponível

Veja como conferir a sua posição parcial no processo seletivo; inscrições no programa podem ser feitas até o dia 3 de março

1 mar 2023 - 10h05
(atualizado em 28/3/2023 às 17h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Prouni 2023/1: classificação parcial está disponível
Prouni 2023/1: classificação parcial está disponível
Foto: Freepik

A classificação parcial de cada candidato no Programa Universidade para Todos (ProUni) 2023 está disponível para consulta a partir desta quarta-feira, 1º. Para conferir essa informação, o estudante precisa acessar a página de inscrição, no site do Ministério da Educação (MEC).

Desde a segunda edição de 2022 do programa, o sistema passou a divulgar a posição parcial de cada candidato nos cursos escolhidos em substituição à nota de corte parcial. Esse ranqueamento é feito uma vez por dia até o fim das inscrições do ProUni, que vão até 3 de março

Já a nota de corte final será divulgada junto com a lista de aprovados no programa. A primeira chamada sairá no dia 7 de março, enquanto a segunda chamada será disponibilizada em 21 de março.

Tire a seguir todas as suas dúvidas sobre a classificação parcial e a nota de corte do ProUni 2023.

O que é e como funciona a classificação parcial?

A classificação parcial do ProUni é a posição de cada candidato em relação aos seus concorrentes diretos, ou seja, aqueles estudantes que selecionaram as mesmas opções (curso, turno, instituição de ensino e modalidade de concorrência) durante a inscrição. 

Esse ranqueamento é feito considerando a média de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos candidatos, em ordem decrescente, e observando a seguinte lista de prioridade:

  1. Professor da rede pública de ensino (em cursos de licenciatura e pedagogia);
  2. Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  3. Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  4. Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  5. Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
  6. Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Como conferir a classificação parcial do ProUni?

A partir do segundo dia de inscrições, nesta quarta-feira, 1º de março, já é possível conferir a classificação parcial do candidato no ProUni 2023. O sistema faz esse ranqueamento uma vez por dia, até o fim das inscrições, dia 3 de março. Para conferir essa informação, o candidato precisa acessar a página oficial do ProUni e ver a sua inscrição.

É possível trocar de curso e de universidade?

Sim. O candidato pode cancelar a inscrição em um curso e mudar para outro durante o período de inscrições do ProUni, que vai de 28 de fevereiro a 3 de março.

Essa é uma estratégia que pode ser usada caso o candidato perceba que a sua posição na classificação parcial não seja suficiente para conseguir a bolsa de estudos em determinado curso e universidade. Nessa situação, o estudante pode procurar outra instituição de ensino em que as chances são maiores. 

Portanto, como a classificação parcial pode variar de um dia para o outro no período, é importante acompanhar o sistema do Prouni diariamente.    

O que é a nota de corte do ProUni?

A nota de corte do ProUni é a menor nota que um estudante precisa ter para conseguir se classificar no processo seletivo. Ou seja, é a pontuação tirada no Enem pelo último candidato que foi pré-selecionado, em determinado curso, para ganhar uma bolsa de estudos pelo programa. 

Um ponto importante: a nota de corte somente considera os candidatos que escolheram as mesmas opções de curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência (cotas ou não). Por isso, a nota de corte de um curso no turno da manhã, por exemplo, pode ser diferente da nota de corte do mesmo curso, na mesma faculdade, só que no turno da noite. 

Vale lembrar que o ProUni utiliza a média das cinco notas do Enem (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação) do candidato para classificação no programa. Para participar, a média deve ser igual ou maior que 450 pontos e o estudante não pode ter zerado a redação.

Como conferir a nota de corte?

A nota de corte é calculada após o encerramento das inscrições e gera a lista com os nomes pré-selecionados no programa. Ela poderá ser consultada, no site do MEC, nos dias dos resultados da primeira e da segunda chamadas, em 7 de março e 21 de março, respectivamente.

Essa nota também pode ser usada pelos estudantes que irão prestar outras edições do ProUni como uma referência da nota necessária para ingresso nos cursos.

A nota de corte parcial do ProUni não é mais divulgada?

Não. Desde a segunda edição de 2022 do ProUni, a nota de corte parcial não é mais divulgada pelo sistema. No lugar, o programa passou a divulgar a classificação parcial do candidato à bolsa de estudo.

Saiba tudo sobre o ProUni 

Para tirar outras dúvidas, confira a reportagem do Terra com as principais informações sobre o Prouni 2023, como calendário, inscrições e como funciona o programa do governo federal.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade