Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Programa forma professores conforme disciplina lecionada

16 fev 2009 - 12h28
(atualizado às 14h35)
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) vai formar professores que atualmente lecionam na rede de educação básica de ensino no País a partir de junho. A mobilização nacional pretende atender à necessidade de formação direcionada ao exercício da profissão. Segundo dados do Censo Escolar, 300 mil discentes em atuação são formados em graduações distintas às disciplinas em que lecionam.

Docentes da rede pública de ensino deverão receber a partir de junho formação equivalente à matéria que ensinam
Docentes da rede pública de ensino deverão receber a partir de junho formação equivalente à matéria que ensinam
Foto: Getty Images

A mobilização do governo federal atende ao Plano de Ações Articuladas (PAR), elaborado por 19 Estados brasileiros, e abrange programas a serem adotados para melhorar a educação. A proposta será direcionada, inicialmente, a formar 150 mil professores da educação básica.

Publicada na última semana no Diário Oficial da União, a resolução do Conselho Nacional de Educação lista as diretrizes para a implementação do programa focado na segunda licenciatura, destinado a professores que lecionam na educação básica pública há três anos, no mínimo, e que dêem aula em área diferente da sua formação.

De acordo com as determinações da resolução, se a segunda licenciatura for diferente da disciplina em que o professor leciona, a carga horária mínima deverá ser de 1,2 mil horas. Caso a segunda licenciatura pertença à mesma área do curso de formação do docente, a carga horária exigida será de 800 horas. Os cursos vão ser oferecidos por instituições públicas de Ensino Superior - federais e estaduais - e por institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets).

Inicialmente, as vagas serão destinadas aos Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

A medida integra a política nacional de formação de profissionais do magistério, que engloba o oferecimento de cursos de primeira licenciatura e formação pedagógica - no caso da especialização - aos professores em atuação dentro de salas de aula. O total de vagas é de 360 mil, que serão oferecidas a partir do final deste primeiro semestre, com prazo de dois anos para atender a todos inscritos.

Para participar da iniciativa, os Estados devem entrar em contato com o MEC para obter informações sobre como se inscrever.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra