Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Para candidatos, mudança de prova da UFSC foi "positiva"

21 dez 2009 - 18h47
(atualizado em 21/12/2009 às 15h58)
Compartilhar

A avaliação dos candidatos que prestaram o segundo dia de provas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi a de que a transferência de data do exame acabou sendo "benéfica" à maioria dos estudantes. Cerca de 30 mil se inscreveram para as provas da maior universidade catarinense para tentar uma das 6.021 vagas disponibilizadas em 82 cursos. Neste domingo, os candidatos responderam às questões de história, geografia, química e física.

Juliana Pereira Dias, 17 anos, viajou de Osório (RS) a Florianópolis para tentar uma vaga no curso de Jornalismo
Juliana Pereira Dias, 17 anos, viajou de Osório (RS) a Florianópolis para tentar uma vaga no curso de Jornalismo
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

» Veja as fotos da UFSC

» Provas da UFSC no fim de semana e 2ª; Terra corrige

» Candidatos enfrentam calor de 32ºC na UFSC

» UFSC: segundo dia tem abstenção de 17,8%

"A mudança foi interessante pois eu teria que optar entre prestar o vestibular da PUC do Rio Grande do Sul ou o da UFSC", disse a candidata Juliana Pereira Dias, 17 anos, que viajou de Osório (RS) a Florianópolis para tentar uma vaga no curso de Jornalismo.

A reclamação da estudante é a de que as provas de geografia e história teriam se baseado apenas em dados sobre o Estado de Santa Catarina e sua capital. "Perguntaram muita coisa sobre colonização açoriana e infelizmente, não é o que aprendemos em cursos de segundo grau no Rio Grande do Sul".

Para o estudante Mateus Cozer, 18, a prova mais complicada foi a de Física. Ele tenta uma vaga no curso de contabilidade e diz que o grande receio, para esta segunda-feira, é o tema da redação. "Física já estava muito complicado, com questões imensas. Não quero nem ver qual vai ser o tema de redação", disse.

O vestibular da UFSC seria realizado no início do mês dezembro, mas acabou sendo alterado depois de uma coincidência com a remarcação das provas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Para muitos dos candidatos, a alteração acabou sendo positiva. O único porém é o fato da divulgação dos aprovados ocorrer apenas em fevereiro. "É uma angústia muito grande", afirma Gabrieli Mendes Machado, 18, que tentava uma vaga no curso de Economia. "Mas de qualquer maneira, consegui mais umas duas semanas para me preparar".

A candidata Sabrina Ferreira Pereira, 18, também considerou a alteração de datas como "positiva". Ela destacou que a prova de física teria sido a mais difícil e que os enunciados seriam muito "complicados". "De todas até aqui, foi a mais difícil não pelas questões e sim pela redação dos enunciados", afirmou. "Mas acho que fui bem, a mudança me permitiu preparar melhor para o Enem e para a própria prova da UFSC".

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra