PUBLICIDADE

OAB: USP, federais de Viçosa e PE são as que mais aprovaram no exame

Na lista das dez instituições com os melhores índices de sucesso na prova, todas são universidades públicas

13 fev 2014 - 11h58
(atualizado às 12h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a FGV Projetos lançaram estudo sobre o perfil dos candidatos do exame unificado, desde quando passou a ser realizado pela FGV Projetos, em 2010.  Além de oferecer um panorama do desempenho do estudante de Direito, o material também apresenta uma série de estatísticas de desempenho referentes às últimas nove edições e traça um perfil do ensino superior de Direito e do mercado profissional dos advogados no País.

Os destaques foram para a Universidade de São Paulo (USP) e as universidades federais de Viçosa, em Minas Gerais, e de Pernambuco que mais tiveram alunos aprovados nos últimos três Exames de Ordem. A USP, com o campus em Ribeirão Preto, obteve 85,7% de aprovados. A federal de Viçosa teve 75,8%; o campus da capital da USP, 70,9%; e a federal de Pernambuco, 69,3%. Na lista das dez instituições com os melhores índices de sucesso na prova, todas são universidades públicas.

Aprovação média nas últimas três edições do Exame de Ordem
# Nome da
instituição
Município Taxa de
aprovação
Selo
OAB
(2011)
1 Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto 85,7 -
2 Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV) Viçosa 75,8 -
3 Universidade de São Paulo (USP) São Paulo 70,9 Sim
4 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife 69,3 Sim
5 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Belo Horizonte 68,8 Sim
6 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Franca 68,8 Sim
7 Universidade Federal do Paraná (UFPR) Curitiba 68,1 Sim
8 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis 66,7 Sim
9 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto Alegre 66,0 Sim
10 Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Salvador 65,4 Sim

O estudo utilizou amostras de examinandos “suficientemente grandes” para obter indicadores confiáveis para o desempenho das IES. Desse modo, para o cálculo da classificação optou-se por usar instituições  com 30 inscritos ou mais na prova. No entanto, para reduzir o número de IES excluídas, as estimativas de desempenho levaram em conta os resultados das três últimas edições do Exame. E no caso das IES que oferecem cursos de Direito em mais de uma unidade dentro de um mesmo município, estes foram agregados.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o balanço aponta também que nas últimas nove edições da prova, 397 mil se inscreveram na prova. Deles, 46% conseguiram a aprovação. Entre os aprovados, 44% obtiveram o resultado na primeira tentativa; 80% conseguiram em até três. Em relação às áreas do direito, o constitucional é o que mais possui aprovados (31%), seguido de civil (29%) e empresarial (20%). A menor proporção foi da área do direito do trabalho (13%).

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.O Exame pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada e que esteja no último ano do curso de graduação em Direito.

Ranking da OAB

Veja quais são e onde ficam as 50 melhores e as 50 piores faculdades em todos os Exames Unificados da OAB

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade