O que é bacharelado?

Saiba tudo sobre o bacharelado, uma formação de nível superior essencial para o exercício de algumas profissões!

13 dez 2017
17h53
  • separator
  • comentários

Saiba tudo sobre o bacharelado, uma formação de nível superior essencial para o exercício de algumas profissões!

Formados
Formados
Foto: Guia da carreira

O bacharelado é uma formação de nível superior que confere grau de bacharel. Com duração média entre 3 e 6 anos , o curso de bacharelado prepara profissionais generalistas com sólidos conhecimentos sobre a base de uma profissão.

Os cursos de bacharelado podem ser encontrados em faculdades públicas e privadas, nos formatos presencial e a distância.

Saiba mais sobre o bacharelado, quando escolher esta graduação para turbinar sua carreira e onde estudar!

Como funciona o bacharelado

Para entrar em um curso de bacharelado, é obrigatório ter o ensino médio completo e passar por um processo seletivo, que pode ser o ProUni, Sisu, vestibular tradicional, vestibular agendado ou, em algumas faculdades privadas, ter participado do Enem.

O bacharelado forma profissionais generalistas, com sólidos conhecimentos nos fundamentos de uma profissão. Esse curso pode durar entre 3 e 6 anos e, ao concluir a formação, o estudante recebe um diploma de nível superior com o título de bacharel .

O curso de bacharelado também é oferecido a distância. Nessa modalidade, o aluno tem boa parte das aulas pela internet e participa de grupos de discussão, fóruns e chats com os professores e colegas. Dependendo do curso, o bacharelado a distância pode ter mais ou menos atividades práticas presenciais ou de laboratório. Independentemente do curso, o estudante precisa comparecer a um pólo de apoio presencial para realizar essas atividades práticas, bem como provas finais e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O diploma de bacharel obtido em um curso a distância vale tanto quanto o presencial . Para ser válido em todo o território nacional, o diploma de bacharel precisa ter sido emitido por um curso reconhecido pelo MEC.

Quando escolher o bacharelado

A oferta de cursos superiores não para de crescer no Brasil. Com mais opções, a escolha pode ficar mais difícil, mas a chance de acerto também aumenta. Existem três tipos de curso de nível superior: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. É importante entender as características de cada um deles para saber qual formação atende melhor as suas necessidades de carreira:

- Bacharelado: duração média entre 3 e 6 anos, prepara profissionais generalistas, com uma boa base teórica e visão ampla da profissão.
- Licenciatura:
dura entre 4 e 5 anos, prepara professores dos ensinos fundamental e médio.
- Tecnólogo:
dura 2 ou 3 anos, prepara profissionais para a atuação em áreas específicas de uma profissão.

Se o curso que você quer fazer é oferecido nos graus bacharelado e licenciatura , é importante que saber se você prefere estudar o tema mais a fundo e trabalhar aspectos práticos e científicos daquela matéria (bacharelado), ou pretende estudar, além daquela matéria, as formas de de ensiná-la (licenciatura). Alguns cursos têm nome misto e o estudante não precisa tomar uma decisão antes de fazer o vestibular. Ele pode, por exemplo, entrar em um curso de "Matemática Bacharelado/Licenciatura", cursar alguns semestres de disciplinas comuns e depois decidir o grau e a carreira que pretende seguir.

Caso você esteja em dúvida entre um curso de bacharelado ou de tecnólogo , vale lembrar que o bacharelado é uma formação um pouco mais ampla, na qual você verá vários aspectos de uma área do conhecimento. Por exemplo, se fizer bacharelado em Administração, terá disciplinas que vão desde a Contabilidade até a Gestão de Pessoas, passando por Direito Administrativo, Marketing, Estatística e Gestão de projetos. Já os cursos de tecnólogo formam profissionais um pouco mais especializados, aptos a trabalhar em determinados ramos da gestão de empresa, como, por exemplo, Tecnólogo em Marketing e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

No bacharelado o aluno tem contato com várias possibilidades dentro de uma mesma profissão e pode decidir qual rumo tomar enquanto ainda está fazendo a graduação, ou mesmo depois de se formar.

Vale lembrar que o diploma de bacharelado é obrigatório para exercer algumas profissões. Normalmente, além do diploma é preciso obter o registro no Conselho Regional daquela atividade ou,  no caso do Direito, fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Veja algumas profissões regulamentadas que exigem o diploma de bacharel:

- Administrador de Empresas
- Advogado
- Arquiteto
- Contador
- Dentista
- Enfermeiro
- Engenheiro
- Farmacêutico
- Fisioterapeuta
- Geógrafo
- Médico
- Sociólogo
- Veterinário

Onde encontrar bacharelado

O curso de bacharelado é encontrado em praticamente todas as instituições de ensino superior do Brasil, públicas e privadas.

Veja algumas das principais:

Bacharelado em faculdades privadas

Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade de Franca (UNIFRAN)

Bacharelado em universidades públicas

Universidade de São Paulo (USP)
Universidade de Brasília (UNB)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Você pretende fazer um curso de bacharelado? Conte para a gente aqui nos comentários!

Guia da carreira

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade