PUBLICIDADE

Mapa-múndi do IBGE com o Brasil no centro do mundo esgota em menos de 24 horas

No formato A3, o mapa estava sendo vendido na loja virtual do instituto pelo valor de R$ 10; item foi alvo de polêmica nas redes sociais

16 abr 2024 - 15h34
(atualizado em 17/4/2024 às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O mapa-múndi, produzido pelo IBGE e que traz o Brasil no centro da Terra, começou a ser vendido nesta terça-feira, 16, na loja virtual do instituto, mas esgotou em poucas horas.
Mapa-múndi produzido pelo IBGE e que traz o Brasil no centro da Terra
Mapa-múndi produzido pelo IBGE e que traz o Brasil no centro da Terra
Foto: Divulgação/IBGE

O novo mapa-múndi, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que traz o Brasil no centro da Terra, começou a ser vendido a partir desta terça-feira, 16, na loja virtual do instituto, mas esgotou em poucas horas.

Na página em que o item é comercializado, há um comunicado de que a tiragem foi esgotada e que o IBGE está providenciando nova impressão. Disponível no formato A3 (42,0 x 29,7 cm), o mapa-múndi estava sendo vendido pelo valor de R$ 10.

Antes das vendas, o instituto já havia informado que, com o sucesso do lançamento, tinha recebido muitos pedidos e consultas sobre a disponibilidade do mapa.

Mapa-múndi do IBGE com o Brasil no centro do mundo esgota em menos de 24 horas
Mapa-múndi do IBGE com o Brasil no centro do mundo esgota em menos de 24 horas
Foto: Loja virtual do IBGE

Em nota, o IBGE também informou que pretende, posteriormente, oferecê-lo em outros tamanhos ampliados, como A0 (118,9 x 84,1cm) e A1 (84,1 x 59,4cm). Esses formatos estão previstos para o final de maio de 2024. 

O item traz a marcação dos países que compõem o G20 e dos que têm representação diplomática brasileira, além de informações básicas sobre o Brasil, como população, área, entre outros dados.

Alvo de polêmicas

O novo mapa-múndi, que integra a 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, foi lançado na semana passada e gerou polêmica nas redes sociais, uma vez que a projeção cartográfica é diferente dos modelos geralmente usados nas escolas, com a Europa e a África no centro. Alguns usuários criticaram o material e outros elogiaram a posição do Brasil no centro do mundo.

Na ocasião do lançamento, o IBGE explicou que essa divulgação ocorre "em consonância com o momento especial em que o Brasil está presidindo o G20 e é uma oportunidade de mostrar uma forma singular do Brasil ser visto em relação a esse grupo de países e ao restante do mundo".

O Terra questionou o IBGE sobre quando uma nova tiragem do mapa-múndi em formato A3 deve ser colocada à venda. Em caso de retorno, o texto será atualizado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade