Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Justiça cancela suspensão de 'O Menino Marrom', de Ziraldo, nas escolas do interior de MG

O livro foi suspenso pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Conselheiro Lafaiete, após pressão dos pais

28 jun 2024 - 18h02
(atualizado às 18h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Secretaria de Educação de Conselheiro Lafaiete lamentou que tenham havido interpretações dúbias com obra “O Menino Marrom”
Secretaria de Educação de Conselheiro Lafaiete lamentou que tenham havido interpretações dúbias com obra “O Menino Marrom”
Foto: Reprodução/Amazon/Getty Images

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que o livro O Menino Marrom, de Ziraldo, seja reintegrado as escolas do estado, para uso em trabalhos pedagógicos.

O juiz Espagner Wallysen Vaz Leite confirmou em, em caráter imediato, o cancelamento da suspensão temporária da obra, sob pena diária de R$ 5 mil. Ainda cabe recurso da decisão.

"A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e deste Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais é firme no sentido de proibição da censura prévia", dizia um trecho da decisão.

O livro é entregue em kits distribuídos para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de educação do estado de Minas Gerais e foi retirado temporariamente das escolas da cidade de Conselheiro Lafaiete após reclamações dos pais.

"Diante das diversas manifestações e, divergência de opiniões, procedeu à solicitação de suspensão temporária dos trabalhos realizados sobre o livro O Menino Marrom, do autor Ziraldo, a fim de melhor readequação da abordagem pedagógica, evitando assim interpretações equivocadas", informou a prefeitura por meio de uma nota publicada nas redes sociais.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade