Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ES proíbe salgados e refrigerantes em cantinas de escolas

8 abr 2010 - 11h15
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Alex Cavalcanti
Direto do Espírito Santo

Desde ontem, quarta-feira(7), balas, doces, refrigerantes e alimentos pouco nutritivos estão banidos das cantinas das escolas da rede estadual do Espírito Santo. A medida faz parte de um programa de melhoria dos hábitos alimentares dos estudantes e fio implantada nas 600 escolas da rede estadual, que visa substituir salgados fritos, biscoitos e refrigerantes por sucos naturais, sanduíches e salgados assados, frutas e iogurtes.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, é preciso cuidar melhor da alimentação dos jovens, que passam em média cinco horas por dia na escola. "Nossas cozinhas já realizam um trabalho supervisionado por nutricionistas e oferecem uma merenda adequada. As cantinas precisam acompanhar isso", afirmou o secretário.

O projeto "Cantina Saudável" deve ser totalmente implentado em até 90 dias. Durante esse tempo, a secretaria de Educação deve publicar portarias regulamentando os tipos de alimentados permitidos e os concessionários das cantinas deverão se adequar. "Refrigerantes, salgadinhos industrializados, chocolates e balas serão proibidos", afirma Haroldo Corrêa Rocha.

A medida, elogiada por nutricionistas e educadores, divide os alunos. A estudante do ensino médio Soraya Santos da Costa, 16 anos, não gostou da idéia e admite que vai ser difícil se adaptar ao novo cardápio. "Eu gosto dos salgados e adoro refrigerante. Acho que ninguém precisa dizer o que devemos comer ou não. Se não tiver opção, vou ter que comer o que vai ser oferecido, mas vai ser difícil", afirma a adolescente.

No entanto, há também os que aprovam. O estudante Juan Dias Bravin, 17 anos, diz que procura manter uma alimentação saudável e acha ótimo que tenha essa oportunidade na escola. "Eu sempre pratiquei esportes e gosto de me alimentar bem. Na escola era difícil, porque não tinha muita opção. Agora vai ser ótimo", afirma o jovem, no melhor estilo "geração saúde".

Na tentativa de diminuir a resistência ao novo cardápio, a Secretaria de Educação promoveu um "teste cego" com alunos de uma escola. Eles foram convidados a, com os olhos vendados, experimentar alguns alimentos. As reações animaram os idealizadores do projeto e surpreenderam aos próprios alunos.

A estudante Aline Sales, de 17 anos, ficou surpresa com a experiência. "Achei muito interessante a adaptação desses lanches. Gostei de tudo que provei. Não sabia que o chuchu poderia ser tão gostoso", observa. Outra aluna que também aprovou a gincana foi Débora de Azeredo, de 15 anos. "Eu não como abóbora em casa porque achei que não fosse gostosa. Mas adorei o bolo que comi aqui. Se o lanche for feito com criatividade acaba conquistando a gente, porque sabemos que é preciso melhorar a alimentação".

Na opinião do secretário Haroldo Rocha, é necessário investir em alimentação saudável, com opções de lanches que também podem agradar os jovens. "O jovem já tem preferências com relação à alimentação, por isso sabemos que não é um trabalho simples. Temos de mostrar aos estudantes que o suco é bem melhor que o refrigerante e que ele vai ganhar muito mais se trocar o pacote de chips por um sanduíche mais saudável", completa.

Alimentos permitidos

- Pães

- Sanduíches naturais

- Biscoitos tipo cream cracker, amido ou água e sal

- Bolos simples

- Cereais integrais em flocos ou barras

- Frutas

- Picolé de frutas

- Leite integral

- Suco de fruta natural

- Leite fermentado, achocolatado, iogurte de frutas e vitaminas

- Água de coco

Alimentos proibidos

- Doces e salgados fritos

- Balas, pirulitos e gomas de mascar

- Chocolates, doces à base de goma, caramelos

- Refrigerantes, sucos e refrescos artificiais

- Salgadinhos industrializados

- Embutidos (presuntos, mortadelas, salames, linguiças, salsichas)

- Alimentos que contenham corantes e antioxidantes artificiais

Alimentos pouco nutritivos estão banidos das cantinas das escolas da rede estadual do Espírito Santo
Alimentos pouco nutritivos estão banidos das cantinas das escolas da rede estadual do Espírito Santo
Foto: Getty Images
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra