PUBLICIDADE

Veja onde usar as notas do Enem 2023

As notas do Enem 2023 podem ser usadas em programas de acesso ao ensino superior, em vestibulares e para estudar em universidades de Portugal.

30 nov 2023 - 00h10
Compartilhar
Exibir comentários

As notas do Enem 2023 podem ser usadas em programas de acesso ao ensino superior, em vestibulares e para estudar em universidades de Portugal.

Foto: Brasil Escola

A previsão, conforme o cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é que as notas do Enem 2023 sejam liberadas no dia 16 de janeiro de 2024.

O exame foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. Ao todo, quase 4 milhões de estudantes se inscreveram para fazer as provas, mas 28% faltaram no primeiro dia e 32% no segundo.

O Enem 2023 contou com 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Os inscritos também produziram uma redação, cujo tema foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Onde usar as notas do Enem 2023?

Com as notas do Enem 2023 será possível participar dos programas do Ministério da Educação (MEC) que oferecem vagas em universidades públicas e particulares, se inscrever em vestibulares e, ainda, estudar em Portugal. Veja os detalhes:

Programas do MEC

O MEC conta com três opções de programas onde é possível usar as notas do Enem 2023:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU);

  • Programa Universidade para Todos (ProUni);

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Saiba mais sobre cada programa:

SiSU 

=>O que é? O SiSU é um programa que oferece vagas em instituições de ensino públicas, tais como universidades federais, universidades estaduais, centros tecnológicos, entre outros.

=Quem pode participar? Todos os estudantes podem participar, mas é necessário ter feito o Enem da edição anterior, no caso o Enem 2022, e não ter zerado a redação.

ProUni

=>O que é? O ProUni é um programa que disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino particulares.

=Quem pode participar? Todos os estudantes podem participar, mas há critérios de preferência para ganhar a bolsa de estudo. Além disso, o aluno precisa ter feito o Enem e ter obtido notas acima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Fies

=>O que é? O Fies conta com financiamentos em universidades particulares.

=Quem pode participar? Podem participar estudantes com renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa (per capita). Também é necessário ter feito o Enem a partir de 2010 e ter média acima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Vestibulares

Os estudantes também poderão usar as notas do Enem 2023 para participar de vestibulares. Muitas instituições públicas e particulares aceitam o Enem em substituição às provas de vestibular ou como parte da nota.

Os vestibulares por meio das notas do Enem são realizados ao longo do ano. Nós do Brasil Escola realizamos a cobertura de todos esses processos seletivos.

Estudar em Portugal

Uma outra opção é usar as notas do Enem para estudar em Portugal. Mais de 50 instituições portuguesas aceitam o Enem para ingresso de estudantes brasileiros.

Essas instituições de ensino de Portugal têm acordo com o MEC e acolhem os candidatos egressos do ensino médio no Brasil.

Cada estabelecimento possui critérios próprios de seleção. O desempenho mínimo e os custos com mensalidades, hospedagem e alimentação também variam conforme a universidade e a cidade onde está localizada.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade