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Terra - Simulado Enem - Linguagens e Códigos - Pág.6

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Simulado ENEM

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Leia os textos a seguir para responder às questões de 90 a 92.

Súplica cearense

Oh, Deus, perdoe este pobre coitado

Que de joelhos rezou um bocado

Pedindo pra chuva cair, cair sem parar.

Oh, Deus, será que o senhor se zangou

E só por isso que o sol se arretirou

Fazendo cair toda chuva que há.

Oh, Senhor, eu pedi para o sol se esconder um pouquinho

Pedi pra chover, mas chover de mansinho

Pra ver se nascia uma planta, uma planta no chão.

(...) Ganância demais

(...) Política demais

Tristeza demais

Interesse tem demais

(...) A fome demais

A falta demais

Promessa demais

(...) Pobreza demais

Povo tem demais

(...) O povo sofre demais...

O Rappa (http://letras.terra.com.br/o-rappa/1315543/)

Tostão de chuva

Quem é Antônio Jerônimo? É o sitiante

Que mora no Fundão

Numa biboca pobre. É pobre. Dantes

Inda a coisa ia indo e ele possuía

Um cavalo cardão.

Mas a seca batera no roçado...

Vai, Antônio Jerônimo um belo dia

Só por debique de desabusado

Falou assim: "Pois que nosso padim

Pade Ciço que é milagreiro, contam,

Me mande um tostão de chuva pra mim!"

Pois então nosso "padim" padre Cícero

Coçou a barba, matutando, e disse:

"Pros outros mando muita chuva não,

Só dois vinténs. Mas pra Antônio Jerônimo

         Vou mandar um tostão".

(...) No Fundão veio uma trovoada enorme

Que num átimo virou tudo em lagoa

E matou o cavalo de Antônio Jerônimo.

         Matou o cavalo.

ANDRADE, Mário de. Poesias completas.

Edição crítica de Diléa Zanotto Manfio. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993.

Vocabulário

Biboca: habitação humilde, pequena

Bocado: curto período de tempo

Cardão: cavalo que apresenta cor semelhante à cor azulviolácea da flor do cardo

Debique: zombaria sutil; ironia, troça

Desabusado: que é abusado, de caráter atrevido; queperdeu a ilusão ou a superstição

Num átimo: rapidamente

Súplica: pedido insistente e humilde; oração a Deus

Tostão: moeda de ouro equivalente a 1.200 réis

Trovoada: tempestade acompanhada de trovões

Vintém: pouco dinheiro, quantia ínfima

90Assinale a afirmação que interprete adequadamente ostextos apresentados.

a) O primeiro texto fala sobre a súplica de um cearenseinconformado com a seca. O segundo, entretanto,fala sobre a oração de um paulistano.

b) Nos dois textos, a história é contata por um narradorque fala sobre o pedido feito por um pobre coitado, enão por ele mesmo.

c) Os dois textos atribuem a Deus o poder de enviarchuva, apesar de o segundo ter citado o nome dosanto popular Padre Cícero.

d) Como o primeiro texto, na verdade, é uma letra demúsica atual, não possui nenhum ponto de contatocom o poema modernista.

e) Nos dois textos, é feito um pedido para que a chuvavenha aliviar a seca. No entanto, começou a chovermais do que o esperado.

91Considerando que o primeiro texto foi composto na décadade 1960, tendo sido musicado, primeiro, por Luís Gonzagae regravado recentemente pelo grupo musical O Rappa, etendo em mente, ainda, que o último texto foi escrito pelopoeta modernista Mário de Andrade durante a década de1920, marque a questão incorreta.

a) Na primeira fase modernista, houve grande preocupaçãoem inserir a fala popular no texto erudito, comopodemos conferir por meio do segundo poema, queincorpora a fala coloquial própria do povo.

b) Por meio do vocábulo "debique" (zombaria sutil) e dapalavra "desabusado" (atrevido), podemos perceberque, no segundo texto, a oração é feita de modo zombeteiropor Antônio Jerônimo.

c) Mesmo sendo textos veiculados em diferentes linguagensartísticas - o primeiro pela música e o segundopela poesia escrita -, ambos recuperam um traçomarcante da cultura popular brasileira: a religiosidade.

d) Por terem sido escritos em épocas diferentes, comdistintos contextos históricos, sociais, políticos e culturais,não podemos afirmar que os textos têm comotema a seca, um problema específico da década de1920.

e) Construído o texto poético como se fosse um "caso"popular, contando a história do sitiante Antônio Jerônimo,o poema mostra a preocupação modernista deresgatar a cultura popular.

92Quando Luís Gonzaga gravou a música Súplica cearense,na década de 1960, a letra, apesar de ser praticamentea mesma da música recente, não possuía os 10 versosfinais presentes na regravação feita pelo grupo O Rappa.Pensando nisso, podemos afirmar que:

a) mesmo tendo inserido versos novos no final da música,podemos dizer que a versão feita por O Rappa mantémo sentido da canção de Luís Gonzaga, gravada nadécada de 1960.

b) os versos novos, ao falarem sobre problemas políticose sobre a má distribuição de renda, que acarretaa pobreza e a fome, ampliam a discussão da músicaoriginal, falando de aspectos que, além da seca, marcama sociedade do Brasil.

c) nos últimos versos, O Rappa continua a discussãosobre o problema da falta de chuva no Nordeste,sendo a súplica do cearense, portanto, apenas umapelo para salvá-lo da seca.

d) ao inserir versos novos, O Rappa está fazendo umacrítica à capacidade de Luís Gonzaga, já que, aofazer isso, mostra que a música antiga não era boa,sendo preciso, portanto, aperfeiçoá-la.

e) como a maioria dos integrantes do grupo O Rappaé carioca, a música, apesar de mantido o título original,não se refere ao problema nordestino, mas àsenchentes que assolam o Rio de Janeiro na épocadas chuvas.

Fonte: Redação Terra
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