Terra - Simulado Enem - Ciências Humanas - Pág.5
Simulado ENEM
Ciências humanas e suas tecnologias
13Leia o texto:
Os movimentos separatistas - regionais, religiosos e étnico-nacionais - são marcas que reordenam os territórios pertencentes a diversas sociedades mundiais. Em alguns países, grupos étnico-nacionais diferentes convivem tranquilamente, enquanto que, em outros, há sérios conflitos e movimentos sociais que acabam redefinindo os territórios. Um exemplo é a África do Sul, que, ao longo dos anos de 1980 e de 1990, com a questão do apartheid, teve vários conceitos associados a essa barreira ideológica. Nesse sentido, associe cada termo citado na primeira coluna ao respectivo significado descrito na segunda coluna:(1) Muro anti-imigração
(2) Comunidade
(3) Identidade étnico-cultural
(4) Etnia
(5) Sociedade
( ) É contrário(a) ao espírito de cooperação, contraponto da relação bilateral em seu conjunto, e prevalece para garantir a segurança na fronteira, gerando um clima de tensão entre as comunidades fronteiriças.
( ) Está associado(a) a determinadas formas de organização social que surgem e se desenvolvem através da experiência de grupos humanos identificados por crenças, normas, idiomas e técnicas, aprovadas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
( ) É constituído(a) por comunidades diferenciadas pela cor da pele, por uma cultura específica e pela origem em uma dada população nacional.
A sequência correta é:
a) 1, 3 e 4.
b) 1, 2 e 3.
c) 2, 3 e 5.
d) 1, 2 e 4.
e) 2, 4 e 5.
14A figura representa a pobreza e a exclusão social na cidade de Daca, em Bangladesh. Sobre as desigualdades sociais no mundo, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s):

( ) Uma maior concentração de riqueza pelos países desenvolvidos pode ser observada atualmente. Isso se dá, principalmente, pela redução das tarifas de importação, o que beneficia ainda mais os produtos exportados por esses países.
( ) Os países mais pobres, quando exportam seus produtos agrícolas, enfrentam a concorrência desleal dos países mais ricos, pois estes subsidiam sua própria produção.
( ) Os custos sociais da globalização, para os países pobres, são muito altos; mesmo assim, nos últimos anos, a taxa de desemprego nesses países manteve-se estável, bem como o número de excluídos.
( ) A mão de obra menos qualificada é descartada e adota-se a prática da terceirização do trabalho, que, mesmo mantendo todos os direitos dos trabalhadores, ainda é mais viável economicamente.
( ) A economia informal ganhou espaço, tornando-se a única opção para muitos desempregados, para os quais faltam escolas e assistência social; consequentemente, a violência, de maneira geral, aumentou.
A sequência correta é:
a) V, V, F, F e V.
b) V, F, F, V e V.
c) F, F, V, V e F.
d) V, V, V, F e F.
e) F, V, V, F e V.
15Observe atentamente o mapa. Ele representa as áreas onde originalmente várias plantas alimentícias, que nos são muito familiares, foram domesticadas.

Tendo em vista o mapa e os fluxos atuais de mercadorias agrícolas no mundo, justifica-se que:
a) a China seja o maior produtor e o grande exportador para a Europa e os EUA dos grãos mais consumidos no mundo, o arroz e a soja.
b) a mais importante atividade econômica da América Latina seja a exportação agrícola, visto que várias plantas como o milho, a batata e o feijão, entre outros, têm origem nessa região.
c) algumas das frutas tenham origem na faixa intertropical do planeta. Isso explica por que elas não podem ser produtos importantes de exportação para as áreas mais frias do planeta.
d) a maioria das plantas comestíveis tenham vindo de partes do mundo que estão entre os países menos desenvolvidos, mas isso não lhes garantiu a condição de maiores produtores agrícolas.
e) o planeta seja dependente da Europa para o consumo do pão, visto que o trigo é uma planta somente adaptada nesse continente, que assim se torna a única área exportadora.