Enem 2023: marcou errado o cartão-resposta? Veja o que fazer!
As provas do 1º dia do Enem 2023 foram aplicadas ontem (5). Saiba o que fazer em caso de marcação incorreta no cartão-resposta
Toda edição do Enem apresenta provas em cores diferentes e cada uma vem com uma frase específica. Essas cores e essa frase precisam ser passadas para o seu cartão-resposta a fim de identificar qual a sua prova na hora da correção e verificar se quem faz a prova é mesmo o candidato registrado.
Este ano, todas as frases foram retiradas de músicas dos Racionais Mc's. Confira quais foram:
Caderno 1 -Azul -Você é do tamanho do seu sonho (Música: Sou mais você)
Caderno 2 - Amarelo -Sou exemplo de vitórias, trajetos e glórias (Música: Negro Drama)
Caderno 3 -Branco -Até no lixão nasce flor (Música: Vida Loka, parte 1)
Caderno 4 -Rosa -É necessário acreditar que o sonho é possível (Música: A vida é desafio)
Todo ano é feita uma homenagem na escolha das frases das provas do Enem. Ano passado, Patativa do Assaré foi o homenageado.
Marcou errado a cor ou a frase do cartão-respostas do Enem 2023?
Na hora do exame, é comum que muitos candidatos fiquem ansiosos e nervosos e acabem esquecendo de marcar a cor e a frase o cartão-resposta ou até mesmo marcam a cor e frase erradas. O que fazer quando isso acontece?
Conforme o Inep nos informou, é responsabilidade do candidato marcar corretamente o cartão-resposta, entretanto não necessariamente quem errar será desclassificado ou prejudicado. Mesmo que essa possibilidade exista.
A orientação que recebemos do Inep no caso de marcação incorreta ou de não marcação foi para aguardar o resultado das provas.