Calor x aprendizagem: as altas temperaturas podem afetar seu desempenho no Enem?
Neurocientista dá dicas de como driblar o calor no dia das provas através dos lanches que os alunos levam para o exame
No Brasil, não é só no verão que faz calor. Em parte do País, as altas temperaturas são uma constante, até mesmo no inverno. Para os estudantes, que passam boa parte do tempo em uma sala de aula, o calor pode acabar afetando o aprendizado, caso não exista uma forma de climatização. A explicação é da neurocientista Livia Ciacci, que alerta para os efeitos do calor nesse período em que nos aproximamos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
"O calor é um dos elementos ambientais que pode representar risco de sobrevivência. Então, a gente acaba ligando o alerta de sobrevivência e todo o corpo vai priorizar apenas atividades fundamentais. E aprender é uma atividade que exige muito do cérebro, exige muita energia do corpo e não vai ser essa atividade priorizada nesse momento", declarou a profissional em entrevista ao Terra.
Cerca de 70% das escolas públicas não possuem climatização, seja através de ventiladores ou ares-condicionados, segundo o Censo Escolar de 2022, em dados coletados pela rede de cursos Supera. Assim, o aluno que estuda em uma dessas escolas já estaria tendo seu rendimento prejudicado durante todo o ano letivo.
No dia do Enem
No momento da aplicação das provas do Enem, o estudante, que pode ser alocado em uma escola que não conheça, também precisa ficar atento à temperatura que vai enfrentar na sala de aula, seja de calor ou muito frio por causa da climatização. "São duas situações em que o corpo vai ficar desconfortável, ele não vai se concentrar da maneira que poderia", alerta a neurocientista.
Uma boa opção é que o aluno pesquise antes do dia da prova como é a escola em que vai fazer o Enem para não ter surpresas. Em caso de ar-condicionado forte, a dica principal é levar um casaco. Mas caso a situação seja de calor, aí as dicas são mais elaboradas e envolvem até os famosos lanchinhos que os alunos levam para as provas. Confira:
- Leve garrafinha de água e se mantenha hidratado durante a prova;
- Evite levar lanches industrializados, como salgadinhos;
- Opte por levar frutas, de preferência já cortadas para ser mais fácil de consumir.
"Tudo que tiver muito sal vai piorar, porque vai fazer o corpo se desidratar mais rápido", explica Ciacci. Ela também fala sobre o chocolate, que costuma ser uma opção para os alunos, mas a neurocientista alerta para o fato de que ele pode derreter caso o dia esteja muito quente.