PUBLICIDADE

Divulgadas notas de corte do SiSU 2024; saiba como funciona

Candidatos podem consultar pontuação mínima para ser aprovado nos cursos do SiSU em cada modalidade de concorrência

23 jan 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O MEC divulgou as notas de corte do SiSU 2024. O prazo de inscrição no sistema de seleção segue até 25 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 30 deste mês.
SISU 2024
SISU 2024
Foto: Marcello Casal / Agência Brasil / Estadão

Já estão liberadas as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2024. O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 23, a nota mínima para ingresso nos cursos de ensino superior das instituições de ensino participantes do programa.

A nota de corte é definida durante o período de inscrição do SiSU -- que foi aberto na segunda-feira, 22, e seguirá até o dia 25 de janeiro --, conforme o volume de inscrições por dia. O sistema de cálculo considera o número de vagas disponíveis e o total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

Desta forma, o candidato pode conferir diariamente a nota de corte para o curso e universidade de seu interesse, e avaliar se, pela nota de corte, é viável ou não se manter na seleção. Até o fim do período de inscrição no SiSU 2024, é possível mudar a opção de curso para aumentar as chances de aprovação.

O que é a nota de corte do SiSU?

A nota de corte do SiSU é a nota mínima necessária para que o candidato inscrito no sistema consiga ser aprovado no curso e universidade de seu interesse. O Sistema de Seleção Unificada define as notas de corte conforme alguns itens, como:

  • Quantidade de vagas oferecidas em cada curso;
  • Total de incritos no curso;
  • E a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas).

Acompanhar esses números é importante para o aluno avaliar se está perto de alcançar a vaga que deseja. As notas de corte são atualizadas todos os dias, até o fim do período de inscrições. Neste ano, o prazo se encerra na quinta-feira, 25. Os candidatos podem alterar a opção de curso até esse dia.

Enem, Sisu, Fuvest: veja datas importantes para ficar atento em 2024 Enem, Sisu, Fuvest: veja datas importantes para ficar atento em 2024

Como ver a nota de corte

O SiSU usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para realizar a seleção. Com as notas do exame, o candidato pode verificar se seu desempenho permite que ele concorra à vaga no curso que deseja. Para ver as notas de corte, basta acessar o site do SiSU, e não é necessário apresnetar login.

Geralmente, as maiores notas de corte são do curso de Medicina. Neste caso, a nota de corte média em 2023, considerando o Brasil todo, foi de cerca de 814,73 pontos.

Vagas no SiSU

  • O SiSU 2024 oferecerá 264.360 vagas em 127 instituições públicas de ensino superior.
  • UFRJ é a instituição com mais vagas: 9.240
  • Apesar de 45% das vagas estarem na região Nordeste, o estado com mais oportunidades é Minas Gerais, com 33.744 vagas em 2024 -- equivalente a 12,8% do total de vagas disponíveis no País.

Resultado do SiSU

O resultado do SiSU 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro. A partir desta data até 7 de fevereiro, os estudantes poderão manifestar interesse em integrar a lista de espera do curso. 

SiSU mudou em 2024

Pela primeira vez, o programa acontecerá apenas uma vez ao ano, ainda que ofereça vagas para o segundo semestre. A classificação dos candidatos passa a seguir as normas da nova Lei de Cotas, e a lista de espera passa a valer para o ano todo.

Outra mudança é o valor definido como teto para a renda bruta familiar mensal per capita, que passa de um salário mínimo e meio para apenas um salário mínimo. Em outras palavras, para participar da respectiva modalidade de cota, a renda bruta mensal dividida por cada membro da família diminui de R$ 2.118 para R$ 1.412 (valor vigente para o ano de 2024).

Datas do SiSU 2024

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultados 1ª chamada: 30 de janeiro
  • Matrículas:1º a 7 de fevereiro
  • Participação na lista de espera: entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Resultado lista de espera: definidas pelas universidades
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade