Cursos orientam mães de primeira viagem a cuidarem de bebês
A primeira gestação costuma encher as futuras mamães de insegurança quando o assunto são os cuidados com bebê. Tomadas pelas incertezas dos primeiros meses com os filhos nos braços, essas mulheres têm procurado cursos especiais em que possam aprender a trocar fraldas, desvendar o choro e até mesmo amamentar sem erro.
Em todo o Brasil, as oficinas - encontradas em espaços exclusivos para gestantes e hospitais - têm viés prático, a fim de colocar as mães de primeira viagem em contato com a rotina que as espera. “A aula é ministrada em um dia e aborda, principalmente, os cuidados imediatos com recém-nascidos, como banho, curativo do umbigo, maneira correta de segurá-los, amamentação e a troca das fraldas. Tudo com o auxílio de um boneco”, informa Isabella Maia, técnica de enfermagem do Espaço Bella Gestante, do Rio de Janeiro.
Em hospitais, os cursos costumam ter módulos extensivos com a participação de pediatras, o que permite explorar dúvidas relacionadas à evolução do feto e às mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na gestação. Cursos considerados mais modernos ainda discutem a volta do uso das fraldas de pano e a depressão pós-parto.
Quem pensa que esses locais são visitados apenas pelas mulheres está enganado. Grande parte dos cursos para gestantes também é frequentado pelos novos papais. Especialistas consideram essa participação importante para que o marido também saiba lidar com o dia a dia do filho.
Dúvidas
Cheias de dúvidas, as grávidas tratam logo de colocar em xeque os hábitos da vovó. Assim, durante as aulas são comuns perguntas sobre a alimentação com papinha durante os primeiros meses do bebê e até sobre a ingestão de cerveja preta para aumentar a quantidade de leite no peito.
Aliás, a amamentação costuma ser o tópico de maior discussão em classe. “Elas querem saber sobre o volume de leite, descobrir se o bebê está mamando, a posição correta do recém-nascido e a pega adequada”, comenta Monica Pontin, enfermeira encarregada do Hospital Rede D’Or São Luiz. Para que as informações não acabem sendo esquecidas, as aulas são indicadas a partir da 30ª semana de gravidez.