PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

'Xerife das Redes Sociais': como é a rotina do advogado que ajuda artistas a enfrentar crises

José Estevam Macedo Lima ficou conhecido por atuar em casos de celebridades que passaram por crise de imagem, como Luísa Sonza e Dilsinho

23 ago 2023 - 05h00
(atualizado às 08h22)
Compartilhar
Exibir comentários
'Xerife das Redes Sociais': como é a rotina do advogado que ajuda artistas a enfrentarem crises
'Xerife das Redes Sociais': como é a rotina do advogado que ajuda artistas a enfrentarem crises
Foto: Arquivo Pessoal

Artistas como MC Kevinho, Luísa Sonza, Xamã, Dilsinho, Ferrugem e Xande de Pilares têm não só o reconhecimento nacional e a contribuição à música brasileira em comum. Todos eles, além de outros famosos, são juridicamente representados pelo advogado José Estevam Macedo Lima, que ficou conhecido como o 'Xerife das Redes Sociais'. O apelido veio dos próprios fãs dos artistas que ele ajuda a enfrentar crises de imagem na internet. 

Ao Terra, Macedo Lima explica que o ramo do que chama de "Advocacia do Entretenimentobusca desmentir a ideia de que a internet e as redes sociais são uma "terra sem lei", um lugar onde a pessoa pode "ficar escondida atrás de um perfil falso"

"É um gerenciamento de crise que parte da derrubada de perfis falsos, que fazem ataques e até ameaças de morte, ao combate de fake news, notícias falsas, e até tentativas de censura e liberdade de expressão dos artistas", explica o advogado. 

José Estevam Macedo Lima ficou conhecido por atuar em casos de celebridades que passaram por crise de imagem, como Luísa Sonza
José Estevam Macedo Lima ficou conhecido por atuar em casos de celebridades que passaram por crise de imagem, como Luísa Sonza
Foto: Arquivo Pessoal

Atuação é 'multidisciplinar'

Formado em 1999 pela PUC do Rio de Janeiro, Macedo Lima conta que já atuou no Direito Penal, no Direito Civil e até no Tributário. Essa visão "multidisciplinar" deu a base que ele precisa para exercer o trabalho que na área em que está, pelo menos desde 2001. 

Tudo começou quando atuava com uma produtora que representava nomes reconhecidos no cenário nacional, como a banda O Rappa. A partir disso, o advogado passou a se aprofundar na defesa de artistas e pessoas públicas. Segundo ele, o aumento do uso das redes sociais dificultou o trabalho no decorrer dos anos. 

"Esse 'boom' da internet atinge cada vez mais pessoas. A gente tinha crises de imagem antes, mas elas não tinham uma velocidade destrutiva. Elas demoravam a acontecer, dependiam das tiragens dos jornais. Hoje, é instantâneo e atinge milhões de pessoas em diferentes territórios", conta. 

Dentre os trabalhos mais complexos, Macedo Lima cita casos que envolvem disseminação de mentiras, violações de direitos autorais e processos que envolvem a "liberdade de manifestação do pensamento".

"É quando a liberdade de expressão artística é criminalizada, quando uma letra acaba sendo vista como criminosa e o artista está apenas exercendo seu direito ao trabalho. Esses casos são verdadeiras aberrações jurídicas", critica o advogado, sem citar exemplos. 

José Estevam Macedo Lima representa juridicamente diversos artistas, entre eles, o cantor Ferrugem
José Estevam Macedo Lima representa juridicamente diversos artistas, entre eles, o cantor Ferrugem
Foto: Arquivo Pessoal

Confiança e respeito são imprescindíveis

O trabalho do advogado de uma pessoa pública que passa por uma crise de imagem começa na identificação da origem dessa crise, explica Macedo Lima. Se o problema envolver uma questão judicial, como fake news, o trabalho consiste em auxiliar o artista a se posicionar e combater possíveis ataques. 

"Quando acontecem esses ataques, que partem de pessoas com a intenção de prejudicar, a gente entra com ações judiciais, através de uma queixa-crime. Se o crime foi uma calúnia ou difamação, ingressamos com uma ação penal privada, sempre buscando retirar aquele conteúdo danoso da rede", explica o advogado. 

Para atuar com famosos e pessoas públicas, Macedo Lima explica que a confiança e o respeito são imprecindíveis.

"A gente tem que sempre respeitar o próximo, não invadir a área de intimidade. O artista sempre respeita o advogado e vice-versa, porque toda relação envolve muita confiança. A gente enfrenta qualquer tipo de situação juntos", destaca.  

7 profissões da madrugada para quem gosta da noite 7 profissões da madrugada para quem gosta da noite

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade