Professora universitária sobre a frustração da Geração Z: não há "razões para acreditar que terão segurança econômica"
A professora diz compreender bem seus alunos e percebe uma lacuna entre sua própria juventude, sendo ela da geração boomer, e o desânimo do mundo atual
Frequentemente, temos coletado depoimentos de chefes que classificam a Geração Z como preguiçosa e até financeiramente irresponsável, mas Suzy Welch, professora da Universidade de Nova York e membro da geração baby boomer, se mostrou compreensiva com a atitude dos jovens de não ter "nenhuma razão para acreditar que algum dia terão segurança econômica".
Além disso, essa geração é preocupada com problemas sociais e globais, de modo que, segundo a especialista, eles podem sentir que não faz sentido progredir profissionalmente em meio a uma crise ambiental iminente.
Segundo a professora, cuja especialização são práticas de gestão na Universidade de Nova York, "a Geração Z não tem motivos para acreditar que algum dia terá segurança econômica". Ela, como boomer, compara os contextos e lembra que, quando estava na universidade, pensava: "Com certeza terei mais dinheiro que meus pais" e que "se eu trabalhar muito, algum dia comprarei uma casa", mas agora isso já não está garantido.
A lacuna entre os boomers e a Geração Z
O que a especialista percebe é que, atualmente, frequentar uma universidade de prestígio, conseguir um emprego bem remunerado e ascender na empresa até alcançar o sucesso na alta direção já não é uma realidade.
De fato, muitas empresas estão demitindo diversos gerentes, o que, por sua vez, reduz as chances de ascensão dos trabalhadores de linha de frente, que ainda estão assumindo mais responsabilidades devido a essas decisões.
Além disso, como está acontecendo ...
Matérias relacionadas
Aposentadoria aos 48 anos? Nova regra para profissões de risco avança; veja se a sua está na lista