Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Família produz há 45 anos sorvetes e picolés artesanais que viraram tradição em Goiás

Tomar sorvete na Praça do Coreto é uma parada obrigatória para quem visita 'Goiás Velho'

25 dez 2023 - 05h00
(atualizado às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Família produz há 45 anos sorvetes e picolés artesanais na Cidade de Goiás
Família produz há 45 anos sorvetes e picolés artesanais na Cidade de Goiás
Foto: Reprodução/Tripadvisor

A Praça do Coreto é um dos principais pontos turísticos da Cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho. Localizado no meio do centro histórico do município, o lugar recebe moradores e turistas quase o ano inteiro para festivais, eventos ou simplesmente para passar um tempo nos banquinhos de madeira.  

Além das igrejas e casarões, o público vem, principalmente, para provar os picolés e sorvetes artesanais do coreto. Localizada dentro desse tipo de construção --tradicional em cidades pequenas--, a loja está sempre aberta e faz parte da história da cidade. 

"Está aqui há muito tempo. É muito emocionante servir um produto e saber que toca tanto as pessoas. Quando a pessoa é mais de idade, ela até se emociona, pois passa um filme na cabeça dela. Teve um que disse pra mim: 'aqui tomei o primeiro sorvete da minha vida'. Existe uma história", diz um dos administradores do local, Gumercino Barbosa da Silva, de 48 anos, ao Terra

De acordo com Gumercino, o pai, de quem herdou o nome, comprou o local há 45 anos, iniciando o negócio que, agora, pertence a ele e seus cinco irmãos. "Éramos onze irmãos e minha mãe tinha falecido. Viemos seis para trabalhar com ele [o pai] na cidade, o restante resolveu ficar e continuar trabalhando na roça e desde então estamos aqui", explicou. 

"O coreto existe há quase cem anos e sempre foi uma sorveteria. Antes do meu pai comprar, ele era bem pequenininho, não tinha a parte de cima”, relembra. 

Praça do Coreto no Centro Histórico da Cidade de Goiás
Praça do Coreto no Centro Histórico da Cidade de Goiás
Foto: Reprodução/Google Street View

Bem movimentado o ano todo, os visitantes vêm principalmente durante o verão para aproveitar o Carnaval e o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o FICA, que acontece anualmente em Goiás. 

Os sorvetes e picolés, grande parte feitos a partir de frutas do cerrado, são produzidos pela própria loja. "Todos naturais. Compramos as frutas direto dos produtores do Cerrado e fazemos um procedimento para congelá-las para que possam durar. As que saem bastante são as de cajazinho, murici e mangaba", conta.

Cada picolé custa R$ 5 e os sorvetes de creme custam R$ 5 a bola. Devido ao sucesso, o comerciante revela que o local já recebeu várias propostas de compra, algumas bastante generosas, mas a família não tem coragem de vender.

"Eu praticamente nasci ali e tenho muito orgulho e gratidão. Amo a cidade de Goiás e digo sempre: 'eu nasci aqui, quero morrer aqui'", diz emocionado.

Família produz há 45 anos sorvetes e picolés artesanais na Cidade de Goiás
Família produz há 45 anos sorvetes e picolés artesanais na Cidade de Goiás
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade