Campus da Uerj em Queimados já tem primeiros cursos definidos
Após um seminário realizado na última semana, a Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a prefeitura de Queimados definiram que os cursos de engenharia ambiental, civil, ambiental e de produção, devem ser as primeiras graduações a serem oferecidas no campus que vai ser construído no município. O investimento do Governo do Estado na nova unidade será de R$ 3 milhões anuais, com as três graduações incluídas como opções para o vestibular de 2011.
A Coordenadora de Política de Desenvolvimento da Uerj, Tatiane Baptista, destacou a importância da nova unidade para o município de Queimados. "As decisões precisam ser tomadas cautelosamente porque não se trata de um projeto de dois ou três meses, estamos implantando aqui um projeto de 50, 100 anos. A responsabilidade de todos nós é de quem está contribuindo com o desenvolvimento da cidade", explicou durante o seminário.
O campus de Queimados deve atender também aos estudantes dos municípios de Seropédica, Paracambi, Mesquita, Nilópolis e Japeri, como explicou o prefeito do município, Max Lemos. "Queremos beneficiar aquelas pessoas que, além de não terem condições de arcar com mensalidades das faculdades particulares, se deslocam todos os dias da Baixada Fluminense para estudar nas universidades das outras regiões do Estado", afirmou.
A expectativa da Uerj e da prefeitura é que sejam oferecidos no mínimo 12 opções de graduação na nova unidade, além de cursos de licenciatura, extensão e especialização. O campus deve ter a capacidade para receber 3 mil estudantes e deve ser o maior da Baixada Fluminense.